Paulo Pezzolano foi o escolhido pelo Cruzeiro para substituir Vanderlei Luxemburgo (Foto: Cláudio Cruz/AFP)

O Cruzeiro anunciará, nas próximas horas, a contratação de Paulo Pezzolano como seu novo treinador. E ele já está em Belo Horizonte. O técnico uruguaio desembarcou na capital no início da noite desta segunda-feira e concedeu entrevista à Rádio Itatiaia ainda no Aeroporto Internacional de Confins.




"Vamos chegar, resolver alguma coisa. É isso, estou tranquilo e muito contente por estar aqui", disse o treinador à rádio. "Já tive chances de trabalhar com o Paulo André (ex-zagueiro, hoje executivo do Cruzeiro), mas não deu certo porque fui para o México (Pachuca), e agora tenho a sorte de trabalhar com ele e com um grupo muito sério por trás", completou.

LEIA TAMBÉM: O que esperar do time de Paulo Pezzolano

"Trago muito compromisso, muita gana de trabalhar, que é o mais importante. Busco muita intensidade dos meus jogadores. Eles precisam saber aonde estão. Todos temos que saber que o Cruzeiro é um clube muito grande. Tem que estar em competições grandes, Primeira Divisão, e lutando por coisas importantes. Vamos trabalhar para isso. É um ano muito longo. Trabalhar, trabalhar e nada mais", projetou Pezzolano. 

A escolha do nome foi feita pela equipe de Ronaldo, capitaneada justamente por Paulo André, com quem Pezzolano atuou no Athletico-PR em 2006. Vale lembrar que o Fenômeno comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e já tem controle sobre o futebol celeste. 




De acordo com Transfermarkt, Pezzolano comandou o Pachuca, seu último clube, em 72 jogos, com 24 vitórias, 23 empates e 25 derrotas (aproveitamento de 44% dos pontos disputados). O uruguaio esteve no comando da equipe mexicana em três temporadas não completas.

Antes do Pachuca, Pezzolano liderou o Liverpool-URU por dois anos, com 75 partidas (31 triunfos, 23 empates e 21 derrotas). Ele começou a carreira no Torque, também do Uruguai - 28 jogos, 16 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.

Como jogador de futebol, Pezzolano atuou na função de meio-campista no Mallorca, da Espanha; no Hangzhou Greentown, da China; no Necaxa, do México; no Athletico-PR; e em clubes uruguaios, como Rentistas, Defensor Sporting, Peñarol, Liverpool de Montevidéu e Torque. 




Pezzolano será o 10º treinador do Cruzeiro em pouco menos de dois anos e meio - o primeiro da 'era Ronaldo'. Desde a saída de Mano Menezes, em agosto de 2019, já comandaram a Raposa os técnicos Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Luiz Felipe Scolari, Felipe Conceição, Mozart e, por último, Vanderlei Luxemburgo.