Ronaldo desembarcaria em BH para os primeiros atos como dono de 90% das ações da SAF Cruzeiro (Foto: AFP PHOTO)


O Cruzeiro completa, neste domingo, 101 anos de história, com a realização da tradicional missa de ação de graças, marcada para as 16h30, na Igreja de São Sebastião, no Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Além disso, estava marcado evento com a presença de Ronaldo na capital. Ele, contudo, foi diagnosticado com COVID-19 e, em razão disso, não poderá participar das festividades.



"O Cruzeiro comunica que na manhã deste domingo Ronaldo Nazário testou positivo para Covid-19. Com isso fica impossibilitada a sua ida hoje para Belo Horizonte, bem como a presença nas ações comemorativas pelo aniversário do clube", disse o clube, em nota oficial.

"Ronaldo está bem, com sintomas leves e, por orientação médica, entra agora em repouso e isolamento social. O fato impede sua participação na Live deste 2 de janeiro, importante data de celebração de aniversário do clube por toda nação cruzeirense", acrescentou.

 

Seria a primeira vez que o Fenômeno visitaria as dependências do clube desde que comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O ex-jogador chegaria a Belo Horizonte pela manhã e seguiria para a Toca da Raposa II, de onde participaria de uma live com os 20 sócios-torcedores mais antigos do clube celeste. 




Apesar disso, os torcedores aguardam as tomadas de decisão mais importantes para o futuro do Cruzeiro. As principais delas são as definições de um novo executivo de futebol e do treinador que iniciará o projeto de 2022. Vale lembrar que a apresentação dos jogadores está marcada para 4 de janeiro (terça-feira).

Para o cargo de executivo, o preferido absoluto é Pedro Martins, vice-presidente de competições da Federação Paulista de Futebol. Ele já aceitou o convite do Cruzeiro e 'apalavrou' um acordo para ser o principal responsável pela construção e execução do planejamento estratégico do clube. 

Formado em administração de empresas e com MBA em Indústria do Futebol pela Universidade de Liverpool, da Inglaterra, Pedro iniciou sua carreira no mundo do futebol no Athletico-PR. Ele ainda acumula passagens pela Ferroviária, do interior de São Paulo, e tem um estágio no Queens Park Rangers, de Londres.




Para a função de Vanderlei Luxemburgo, demitido no início da semana, o preferido, hoje, é o uruguaio Paulo Pezzolano, de 38 anos. Após consultar nomes como Fernando Diniz e o português António Oliveira, o Cruzeiro definiu Pezzolano como prioridade. Ex-jogador, o comandante esteve por último no Pachuca, do México.

De acordo com Transfermarkt, Pezzolano comandou o Pachuca em 72 jogos, com 24 vitórias, 23 empates e 25 derrotas (aproveitamento de 44% dos pontos disputados). O uruguaio esteve no comando da equipe mexicana nas últimas três temporadas.

Antes do Pachuca, Pezzolano liderou o Liverpool-URU em duas temporadas, com 75 partidas (31 triunfos, 23 empates e 21 derrotas). Ele começou a carreira no Torque, também do Uruguai - 28 jogos, 16 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.




Como jogador de futebol, Pezzolano atuou na função de meio-campista no Mallorca, da Espanha; no Hangzhou Greentown, da China; no Necaxa, do México; no Athletico-PR; e em clubes uruguaios, como Rentistas, Defensor Sporting, Peñarol, Liverpool de Montevidéu e Torque. No Furacão, chegou a jogar ao lado de Paulo André, hoje homem forte do futebol do Cruzeiro. 
 

Mensagem de Ronaldo

 
Ronaldo publicou um texto em suas redes sociais, na tarde deste domingo, explicando toda a situação. O novo mandatário da SAF do Cruzeiro também desejou um feliz aniversário ao clube celeste. Confira a mensagem na íntegra: 
 
"Nação cruzeirense, essa não é a forma que eu gostaria de passar esse 2 de janeiro mais que especial pra gente. Planejei estarmos juntos hoje, em Belo Horizonte, comemorando os 101 anos do Cabuloso.
 
Estava na maior expectativa e com tudo organizado pra esse momento. Mas existem situações na vida que fogem ao nosso controle e, infelizmente, ontem à noite me vi diante de uma delas. Comecei a me sentir mal, fiz um PCR e acordei hoje com o resultado positivo para Covid-19.




O mais importante é que estou vacinado, seguirei os protocolos de isolamento e, ao fim dele, espero estar 100% recuperado para retomar a agenda.

Nosso encontro não foi cancelado, foi adiado em razão das circunstâncias. E eu faço questão de comemorar com vocês o aniversário do nosso clube! Em breve, anunciaremos aqui a nova programação. É só o começo da nossa luta juntos! Conto com vocês, contem comigo".