Torcida do Cruzeiro no último jogo da Série B 2021, no Mineirão, contra o Náutico (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)



Reportagem atualizada às 14h21

Se até a última sexta-feira o Cruzeiro não tinha grandes planos para o seu aniversário de 101 anos, comemorado no próximo dia 2 de janeiro, o projeto mudou abruptamente desde a tarde de sábado. 




A partir do momento em que Ronaldo foi anunciado como comprador das ações majoritárias da Sociedade Anônima do Futebol, o Cruzeiro passou a tentar viabilizar uma grande festa. O ex-jogador já cancelou as férias e confirmou presença em Belo Horizonte no dia 2.

"Cancelei a viagem que tinha tudo programado no fim de ano. As crianças estão brigando comigo, sofrendo pressão grande (risos). Dia 2 de janeiro, aniversário de 101 anos do Cruzeiro, estarei em Belo Horizonte. Será um momento especial para mim", disse o Fenômeno.

Como não poderia deixar de ser, o Mineirão é cogitado para receber a "apresentação" de Ronaldo no Cruzeiro. Como as negociações com a Minas Arena, concessionária responsável pela administração do estádio, não costumam ser tão simples, a cúpula celeste também estuda outros locais para receber uma eventual festa. Um espaço público, por exemplo, não está descartado.



Em entrevista ao 'Canal Pilhado', no Youtube, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, confirmou que já realizou um contato inicial com a administração do Mineirão.

"A ideia é que ele (Ronaldo) chegue no dia 2. Vamos traçar em conjunto (a apresentação). Mas, se possível, claro que o sonho de todo mundo, e passa na nossa cabeça, que fosse feito no Mineirão lotado, sem dúvida nenhuma. É o nosso objetivo hoje. Claro que precisa ser conversado e tratado com ele. Cheguei a conversar com o Samuel (Lloyd, diretor do Mineirão), ele me disse sobre férias coletivas, então não sei como vai ser. Vamos traçar tudo com calma", complementou.


Além do evento que deverá reunir um volume bem maior de cruzeirenses, o clube estuda, paralelamente, a viabilidade de um encontro fechado de Ronaldo com os sócios diamantes. Essa categoria do programa celeste tem mensalidade de R$1000.




Vale lembrar que, além de Ronaldo, o Cruzeiro precisa apresentar nove reforços já contratados para a próxima temporada, além do diretor de futebol Alexandre Mattos, que tem grande identificação com o torcedor. Inicialmente, a chegada dos novos nomes à Toca da Raposa II está marcada para 4 de janeiro.

Após a publicação da reportagem, o Mineirão, por meio das redes sociais, confirmou que estará em férias coletivas entre 27 de dezembro e 11 de janeiro. "A Esplanada continuará aberta ao público, de 7h às 22h, sem a realização de eventos", informou a administração do estádio. 
 
 

Sobre a venda


O desfecho da história se deu menos de 24 horas depois de a Assembleia Geral do Cruzeiro aprovar, na noite da última sexta-feira (17), a alteração do Artigo 1º, parágrafo 5º, do Estatuto do clube. A decisão de conselheiros e associados possibilitou a venda de até 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), constituída no início deste mês, para Ronaldo Fenômeno.

De acordo com a XP Investimentos, corretora de valores brasileira, que fez a intermediação do negócio, o ex-jogador investirá R$ 400 milhões ao longo dos próximos anos e será sócio majoritário da SAF celeste, com 90% das ações.