Ronaldo posou com a camisa do Cruzeiro logo após assinar a intenção de compra de 90% das ações da SAF (Foto: XP Investimentos/Divulgação )

A assinatura da intenção de venda de 90% das ações do Cruzeiro SAF ao ex-atacante Ronaldo, nesse sábado, movimentou o noticiário esportivo pelo mundo. E os bastidores na Toca da Raposa II também. Como foi mantida sob sigilo ao longo dos últimos três meses, a negociação pegou grandes lideranças do clube celeste de surpresa.


Dazn

Nem sequer membros mais ativos do Conselho Deliberativo, que trabalharam pela aprovação da mudança do Estatuto e participaram de conversas pela criação da Sociedade Anônima do Futebol, esperavam o anúncio de Ronaldo como comprador nesse sábado. 

Conselheiros mais próximos do presidente Sérgio Rodrigues sabiam do interesse de compra do ex-atacante, mas imaginavam que a oficialização do negócio só aconteceria mais para frente, depois que detalhes sobre a eventual comercialização fossem compartilhados internamente. Isso gerou algum tipo de desgaste, mas foi analisado como necessário para que o sigilo fosse respeitado. 

Na noite desse sábado, depois de surgirem as primeiras desconfianças sobre a conclusão do negócio - muito em função deste pequeno desgaste -, o diretor de comunicação do Cruzeiro, Vinícius Lordello, foi ao Twitter na tentativa de tranquilizar o público. "Pessoal, mantendo o compromisso de esclarecimentos: processo de assinatura da SAF está adequado. Durmam tranquilos (e eufóricos). Um sonho fenomenal pra vocês!", escreveu. 


Alexandre Mattos

Além da euforia que tomou conta dos cruzeirenses, dúvidas surgiram tão logo o negócio foi oficializado por Ronaldo e pelo Cruzeiro. Uma das questões foi sobre o trabalho de Alexandre Mattos, contratado, sob muito apoio do torcedor, para ser o executivo de futebol a partir de 2022. Ele segue trabalhando?

Alexandre Mattos faz parte do projeto do Cruzeiro em 2022 (Foto: Global Football Management/Divulgação )


A reportagem apurou que Mattos conta com respaldo de todas as partes para tocar o planejamento da próxima temporada. Conforme apurou o Superesportes, ele tem o apoio de Ronaldo, de Sérgio Rodrigues, e principalmente da XP Investimentos, que tratou da contratação do diretor e é a responsável pela intermediação da venda das ações da SAF.

O anúncio feito nesse sábado até ajuda o trabalho de Mattos em alguma medida, uma vez que a imagem de Ronaldo aumenta a credibilidade e pode ajudar nas ações futuras do Cruzeiro no mercado. Em entrevista à ESPN, Sérgio Rodrigues afirmou que o ex-jogador estava ciente das movimentações da Raposa e "não vetou" nenhum dos nove jogadores já anunciados (veja os nomes na galeria abaixo).
 
 

Mattos assumirá o departamento de futebol do Cruzeiro em definitivo, oficialmente, a partir da primeira quinzena de janeiro. Não está descartado, inclusive, que ele antecipe um pouco a mudança de Boston, nos Estados Unidos, onde mora atualmente, para Belo Horizonte. A 'apresentação' de Ronaldo será feita em 2 de janeiro, quando o clube celeste completa 101 anos.




É possível que, como sócio majoritário da SAF, Ronaldo queira nomes de sua confiança na estrutura do departamento de futebol. De acordo com o Deus me Dibre, o nome preferido do ex-camisa 9 é o de Paulo André, que trabalha com Fenômeno na condução do Valladolid, clube de Ronaldo na Espanha. O ex-zagueiro, no entanto, conforme avançou a apuração da reportagem, teria uma função mais institucional. Ele e Mattos têm boa relação.  

Outros interessados

Antes de bater o martelo e definir Ronaldo como seu comprador, o Cruzeiro recebeu outras consultas e intenções de propostas. Nenhuma delas, porém, como apontaram interlocutores do presidente Sérgio Rodrigues, foi tão boa como a do ex-atacante. Números e condições não foram revelados num primeiro momento. 

Em condição de anonimato, fontes ligadas ao grupo de trabalho de venda do clube mineiro revelaram ao Superesportes que o Fenway Sports Group (FSG), dono das ações majoritárias do Liverpool, da Inglaterra, e o City Football Group, que detém, entre outros, o Manchester City, também da Inglaterra, eram os outros interessados na disputa pelo Cruzeiro SAF.

John Henry é o principal acionista do Fenway Sports Group, que administra o Liverpool, da Inglaterra (Foto: AFP)


À ESPN, nesse sábado, Sérgio Rodrigues prometeu mostrar que a proposta de Ronaldo foi a melhor para o Cruzeiro. "Além de ser o Ronaldo e o que ele representa, foi a melhor de todas as propostas. Isso a gente vai detalhar, mostrar que a proposta foi a maior", garantiu o presidente, que deverá ter uma cadeira no conselho de administração da SAF.


Próximos passos

Na primeira entrevista após assinar a intenção de compra do Cruzeiro, Ronaldo apontou o processo burocrático pelo qual passará o clube a partir de agora, incluindo uma profunda diligência prévia  - uma espécie de auditoria - nos números da Raposa. Será dele, também, o dinheiro para quitar as dívidas que impossibilitam os mineiros de registrarem novos reforços.

O Cruzeiro deve cerca de R$ 20 milhões ao Defensor, do Uruguai, e ao Mazatlán (antigo Monarcas Morelia), do México, pelas contratações de Arrascaeta e Riascos, ambas em 2015. O dinheiro investido por Ronaldo Fenômeno bancará este débito, bem como os salários dos funcionários.

"Acho que a chegada dele é a garantia de investimento para poder resolver estes problemas, esta garantia para os atletas do elenco que estão chegando, garantia de que o Ronaldo vai manter o salário em dia, vai fazer uma gestão correta da forma como deve ser feita", garantiu o mandatário.