Danilo Avelar vestiu a camisa do Corinthians em 101 oportunidades (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)


Em busca de reforçar o setor defensivo, o Cruzeiro demonstrou interesse em Danilo Avelar, do Corinthians. A informação foi divulgada pelo site Meu Timão e confirmada pelo Superesportes. Polivalente, o atleta de 32 anos atua como zagueiro e lateral-esquerdo. Além da Raposa, outros times miram a contratação do defensor, que deve definir seu futuro neste fim de ano.




Danilo Avelar tem contrato com o Corinthians até o fim de 2022. Mas o time paulista já definiu que não continuará com o atleta por causa de um ato de injúria racial. No dia 23 de junho deste ano, ele xingou um adversário em um jogo online de "fi duma rapariga preta". Avelar admitiu a ofensa de cunho racial e foi afastado. 

No mesmo dia, o zagueiro disse ter se arrependido e pediu desculpas públicas. "Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade, temos que abolir qualquer caso de racismo. Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer deste erro um aprendizado honesto e integral. Este caso me abriu os olhos para este grave problema da nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções. Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega e luta pela igualdade, com a Fiel Torcida e meus companheiros", escreveu Avelar, em comunicado divulgado à imprensa.


O último jogo dele com a camisa do Corinthians ocorreu no dia 7 de outubro de 2020. Avelar se recupera de uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito. 




Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (14), o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, disse que Avelar deve ser vendido ou emprestado. 



"A integração do Danilo Avelar já foi discutida no Corinthians, o próprio presidente deu uma declaração. O Danilo Avelar não joga mais no Corinthians. Ele não joga aqui, nós vamos achar uma situação para ele, vamos vendê-lo, emprestá-lo, nós estamos só aguardando o final da transição dele do departamento médico para estar apto a jogar em qualquer outro lugar, mas no Corinthians ele não joga mais", disse o diretor de futebol.

Danilo Avelar nasceu em Paranavaí, no Paraná. Em campo, já jogou em clubes da Ucrânia, da Alemanha, da Itália e da França, além do Brasil. Ele passou por Rio Claro-SP, Karpaty Lviv-UCR, Schalke 04-ALE, Cagliari-ITA, Torino-ITA, Amiens-FRA e Corinthians.