A vitória sobre o Náutico por 1 a 0, nessa terça-feira, no Recife, fez o Cruzeiro chegar a 21 pontos no turno da Série B e superar a campanha de 2020, quando finalizou a primeira metade do campeonato em 16º, com 20. O gol do time celeste no estádio dos Aflitos foi marcado pelo atacante Thiago, aos 37 minutos do segundo tempo.
No ano passado, a Raposa começou a segunda divisão com seis pontos a menos por causa de uma punição na Fifa. O clube não pagou uma dívida de 850 mil euros (R$5,2 milhões na cotação atual) com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denilson, em julho de 2016.
Caso não existisse a condenação na Fifa, o desempenho do Cruzeiro em 2020 teria sido superior ao de 2021: sete vitórias, cinco empates, sete derrotas, 19 gols marcados e 17 sofridos. Na atual edição da Série B, a equipe ganhou quatro confrontos, empatou nove e perdeu seis, com 24 gols pró e 29 contra.
Embora a briga ainda seja contra a queda à Série C, o Cruzeiro renovou as esperanças de sua torcida desde a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, em 3 de agosto. Em quatro partidas sob seu comando, o time obteve 66,66% de aproveitamento: triunfos sobre Brusque (2 a 1) e Náutico (1 a 0), além de empates com Vitória (2 a 2) e Sampaio Corrêa (1 a 1).
Os pontos positivos transcenderam os resultados: houve evolução em troca de passes, manutenção da posse de bola, movimentação e principalmente no número de finalizações - média de 18 por jogo com Luxa. O desafio é manter o embalo diante do Confiança, às 21h30 de sexta-feira, no Mineirão, pela 20ª rodada.
O duelo contra o clube de Sergipe marcará o retorno dos cruzeirenses ao estádio, já que a prefeitura de Belo Horizonte liberou a presença de público em eventos esportivos, desde que respeitado o limite máximo de 30% da capacidade e os frequentadores apresentem teste negativo para COVID-19. São esperados quase 18 mil espectadores.
Os torcedores terão a missão de incentivar o elenco a buscar o improvável acesso à primeira divisão - 1,4% de chance, conforme o Departamento de Matemática da UFMG. Por essa façanha, será necessário atingir no mínimo 40 dos 57 pontos em disputa (70,2%) - uma combinação de 12 vitórias, quatro empates e três derrotas.
Se isso acontecer, o Cruzeiro terminará o campeonato com 61 pontos, número que garantiu o acesso a Juventude e Cuiabá em 2020 (3º e 4º). A UFMG estima que para 2021 o índice seria de 87,6%. Já com 64 pontos - ou seja, 43 em 57 no returno (quase 74%), a probabilidade de promoção à Série A sobe para 99,3%.
Compromissos do Cruzeiro no returno da Série B
Cruzeiro x Confiança
CRB x Cruzeiro
Goiás x Cruzeiro
Cruzeiro x Ponte Preta
Cruzeiro x Operário
Vasco x Cruzeiro
Cruzeiro x CSA
Guarani x Cruzeiro
Cruzeiro x Brasil-RS
Coritiba x Cruzeiro
Cruzeiro x Botafogo
Avaí x Cruzeiro
Cruzeiro x Remo
Cruzeiro x Vila Nova
Londrina x Cruzeiro
Cruzeiro x Brusque
Vitória x Cruzeiro
Sampaio Corrêa x Cruzeiro
Cruzeiro x Náutico
Saiba mais
- Com apoio da torcida, Luxemburgo projeta returno diferente para o Cruzeiro
- Cruzeiro divulga detalhes da venda de ingressos para jogo contra Confiança
- Após vitória do Cruzeiro, Luxemburgo reforça esperança de acesso à Série A
- Thiago chora após voltar a fazer gol pelo Cruzeiro: 'Senti no coração'
- Náutico 0 x 1 Cruzeiro: assista ao gol de Thiago nos Aflitos pela Série B
- Thiago decide, Cruzeiro vence o Náutico e se afasta do Z4 da Série B