Luxemburgo disse que vê evolução no desempenho do Cruzeiro desde sua chegada ao clube (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

O Cruzeiro saiu atrás no placar pelo terceiro jogo seguido e precisou se recuperar no duelo para conseguir um empate, neste sábado, contra o Sampaio Corrêa, no Independência, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a terceira partida de Vanderlei Luxemburgo neste seu retorno ao clube e, de acordo com o comandante celeste, já é possível ver evolução no trabalho. A tão necessária sequência de vitórias, segundo ele, 'vai chegar'.




Para o treinador, a parte emocional vinha afetando o desempenho da equipe e, ganhando confiança, o Cruzeiro vai melhorar seu rendimento. No momento, o time é apenas o 16º colocado na tabela de classificação, com 18 pontos. Uma posição acima do Z4 e muito distante do tão sonhado G4 e do acesso para retornar à elite do futebol nacional.

"Tem uma parte que é complicada, que é o emocional. A equipe vinha de 10 jogos sem ganhar e, agora, ganhamos (um) e empatamos dois. O importante é que eu vejo o progresso da equipe, ela vem progredindo. Como? Saímos atrás em Brusque, viramos o jogo. Saímos atrás contra o Vitória, viramos o jogo, aí eles empataram. Saímos atrás hoje, tivemos 20 ou sei lá quantas oportunidades de gol concretas e não fizemos o gol. (Vai chegar) a hora que o time vai pegar estabilidade e tranquilidade de entender que temos condições de poder crescer e o trabalho está começando a encaixar", disse Luxemburgo. 
Dazn
O treinador lembrou que após os jogos contra Náutico e Confiança, nas duas próximas rodadas da Série B, o Cruzeiro terá uma semana livre para treinos na Toca II antes de enfrentar o CRB, na 21ª rodada.




"Vamos ter a semana livre para treinar depois do jogo contra o Confiança. Está tudo no processo e está em aberto. Vamos ver o que vai acontecer no jogo Avaí x Náutico. Estamos com 18 pontos e crescendo. Se tivéssemos ganhado hoje e do Vitória, mais quatro pontos, seriam 22. Mas estamos no caminho certo em produtividade da equipe, que vem produzindo bem", complementou.

Luxemburgo ressaltou que mesmo em pouco tempo de trabalho, já conseguiu observar detalhes nas capacidades de jogadores que podem render mais ao clube. O treinador citou os jovens Adriano, Dudu e Thiago - o primeiro foi titular neste sábado, os outros dois foram acionados no segundo tempo - e exaltou o meia Giovanni.

"O banco também tem entrado bem nos jogos. Isso é muito bom, mostra que estamos no caminho certo. O importante é a vitória chegar. Mas ela vai chegar, ela tem que chegar. Vamos continuar trabalhando e tendo tranquilidade que a vitória vai chegar", comentou.



Dazn
Com o empate, o Cruzeiro permanece muito próximo do grupo que luta para não ser rebaixado e está cada vez mais longe do sonho do acesso de voltar à elite do futebol nacional. No momento, até o complemento da 18ª rodada, a Raposa é a 16ª colocada na tabela, com 18 pontos. Na próxima rodada, a equipe mineira vai a Recife enfrentar o Náutico em duelo está marcado para terça-feira, às 19h, nos Aflitos.