Conselheiros do Cruzeiro ligados ao antigo Conselho Gestor, que administrou o clube entre dezembro de 2019 e maio de 2020, se reúnem nesta segunda-feira, em um auditório na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para debater a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O objetivo do encontro é entender os pormenores do Projeto de Lei 5.516/2019, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é aguardada para os próximos dias.
Com recursos próprios, os conselheiros montaram uma espécie de workshop. Entre os palestrantes está o advogado carioca Pedro Trengrouse, que auxiliou na construção do texto do projeto de lei de autoria do senador Rodrigo Pacheco (Democratas-MG). Um diretor da XP Investimentos também falará aos conselheiros.
"Todo custo do evento, entre honorários significativos e despesas de viagem, os integrantes do Conselho Gestor e mais alguns abnegados cruzeirenses vão bancar. É preciso que tenham pessoas lúcidas e capacitadas para definir o futuro do clube. Não podemos mais errar com o clube na pré-falência", alertou o conselheiro nato Saulo Fróes, um dos organizadores do evento.
Potenciais investidores e o ex-presidente José Dalai Rocha também são esperados no encontro desta segunda-feira. "Pessoas ligadas ao (lado) bom do Cruzeiro e gente da área de investimento", completou Saulo, que presidiu o Conselho Gestor no ano passado.
Conselho se reúne nesta terça
O encontro para conhecer os pormenores do projeto de lei ocorre na véspera da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, convocada pelo presidente Nagib Simões para a noite desta terça-feira, dia 3, para votação da constituição da SAF Cruzeiro.
Na última semana, conselheiros reclamaram da falta de informações sobre o projeto. Membros da diretoria executiva convocaram associados para tirar dúvidas, mas não teriam esclarecido detalhes considerados importantes.
"Iniciativa boa, o clube mostra transparência no processo. Edinho (Edson Potsch, vice-presidente administrativo) tem uma didática boa, foi paciente, você nota que ele é entendido. Mas ainda existem muitas dúvidas. O material completo precisa ser enviado antes da Reunião Extraordinária", alertou o conselheiro Anísio Ciscotto no último dia 27.
"Como vai ser a formação do Conselho Administrativo? Como vai ser feita a questão do investimento na SAF? Quem vai definir quantos por cento da SAF será vendida e por qual valor?", questionou.