Marcelo Moreno foi punido pela Conmebol (Foto: AFP/POOL/Alberto Valdes)

O atacante Marcelo Moreno pegou um jogo de suspensão e foi multado em US$20 mil (R$101 mil) por ter criticado a Confederação Sul-Americana de Futebol em meio aos casos de COVID-19 relacionados à realização da Copa América no Brasil.




De acordo com a Comissão Disciplinar da entidade, o valor da sanção será debitado automaticamente do montante a ser pago à Federação Boliviana de Futebol pela presença de sua seleção no torneio continental. O jogador pode recorrer da decisão.

Na última terça-feira, 15, Moreno usou seu perfil no Instagram para reclamar da Conmebol. Na ocasião, o Ministério da Saúde do Brasil havia confirmado 52 testes positivos para o coronavírus em jogadores ou outros profissionais envolvidos na Copa América.

“Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês!”, disparou Moreno. “Se uma pessoa morrer, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?”, indagou o atacante.




A Conmebol tomou conhecimento do posicionamento do centroavante e instaurou processo disciplinar. Por sua vez, Moreno confirmou a contaminação pelo vírus, pediu desculpas à entidade e divulgou uma nota culpando o seu estafe pelas mensagens.

“Muito respeitosamente quero me expressar ante a opinião pública sobre as mais recentes declarações divulgadas em meu nome através das minhas redes sociais, com a intenção de esclarecer e contextualizar o ocorrido”.

“Lamentavelmente minha preocupação pelo meu contágio com a COVID-19, que me impediu de jogar com minha querida Seleção Boliviana na estreia da Copa América 2021 e pela pandemia que nos afeta, foi interpretada de maneira incorreta por quem se encarrega de fazer minha comunicação pública”.




“O que foi expressado na postagem da minha conta no Instagram não foi uma declaração textual que eu tenha dado pessoalmente, razão pela qual não tive a intenção de gerar uma polêmica, ofender ou questionar a Confederação Sul-Americana de Futebol e suas autoridades”.

Por ter contraído a COVID-19, Moreno não enfrentou o Paraguai na última segunda-feira, no estádio Olímpico, em Goiânia (derrota boliviana por 3 a 1). Ele também está fora do compromisso contra o Chile, às 18h desta sexta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.

Principal nome da Seleção da Bolívia, Moreno é o artilheiro das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, com seis gols. No Cruzeiro, a expectativa é que ele volte a ter espaço no grupo sob o comando do técnico Mozart Santos.