O técnico do Cruzeiro, Felipe Conceição, se emocionou nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio 98FM, de Belo Horizonte, quando falou do esforço que tem visto dos jogadores no dia a dia para reerguer o clube.
O comandante destacou que os atletas convivem na Toca da Raposa II com pressão por resultados em meio a uma mudança de filosofia de jogo e a uma crise financeira que tem impactos emocionais. É de conhecimento público que o Cruzeiro tem atrasado salários.
Mas, em seu trabalho, ele percebe que todos estão unidos e empenhados em recolocar o Cruzeiro na fase final do Mineiro, o que não ocorreu em 2020, e de volta na elite nacional. A disputa da Série B começa no fim de maio.
Conceição foi às lágrimas quando falou do treino desta sexta-feira (24). “A nossa parte dentro do campo, os atletas estão sendo formidáveis. O treino diário é impressionante. Hoje eu dei um treino que saí satisfeito, sabe? (se emociona). Esse é o caminho. Eu não tenho dúvida”, disse, emocionado.
“Os atletas realmente são dignos dessa emoção e do elogio que tenho feito. Não é fácil construir algo novo com essa pressão, com essa carga toda, e eles estão sendo de uma honra muito grande diariamente”, acrescentou.
O treinador sabe que o Cruzeiro tem suas lideranças, como o goleiro Fábio e o atacante Rafael Sobis, mas sua satisfação no momento é ver que as vitórias têm sido fruto da coletividade. Foi assim no triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético, pela nona rodada. O rival era amplo favorito e sucumbiu à intensidade e à marcação da Raposa.
“Dizer que você, coletivamente, de maneira organizada, ganhou um clássico, isso é muito bacana. É isso que eu falo com os atletas que vai deixar a gente forte. Não é um, dois, não é o treinador, não é a comissão técnica, os atletas de maneira isolada, não são duas ou três referências. É todo mundo. Cada um com sua importância. O Fábio tem a dele, o Sobis tem a dele, o meio de campo tem a dele, a defesa tem a dela, é assim que nós iremos tornar o Cruzeiro forte”, concluiu.
Terceiro colocado do Campeonato Mineiro, com 17 pontos, o Cruzeiro enfrentará o Patrocinense no domingo, às 16h, no Mineirão, e precisa da vitória para ir às semifinais sem depender de outros resultados. O duelo vale pela última rodada da fase de classificação do Estadual.
América (2º, com 19), Tombense (4º, com 17), URT (5º, com 16), Pouso Alegre (6º, com 15) e Caldense (7º, com 15) disputam com o Cruzeiro as três vagas que restam nas semifinais. O líder Atlético, com 24, já assegurou a primeira colocação e a vantagem na reta final do Mineiro.