Sobis foi um dos poucos destaques do Cruzeiro na temporada passada (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Camisa 10 do Cruzeiro em 2021, o veterano Rafael Sobis, de 35 anos, tem alguns atributos que o credenciam a jogar como armador, como boa visão de jogo, qualidade nos passes e lançamentos e capacidade de finalização de média e longa distância. Seria o caso de Felipe Conceição testar o atleta na função para uma eventual parceria com o centroavante Marcelo Moreno? O treinador não descarta essa variação, porém avisa que só será possível a partir do momento em que o time encontrar um padrão.




“A questão do Sobis e de outros atletas, de variar posição, rodar, criar situações diferentes, é com o tempo. O time ainda está encontrando um padrão dentro da nova filosofia e tem demonstrando crescimento nisso (...). Com o tempo vamos criar variações e alternativas de funções de posições. É conhecer mais os atletas e encaixar melhor a equipe do Cruzeiro”.

De volta ao Cruzeiro em novembro de 2020, após rescindir com o Ceará, Sobis foi um dos poucos destaques na modesta campanha na Série B de 2020 - 11º lugar, com 49 pontos. Em 16 jogos, marcou seis gols e deu uma assistência. O lance mais bonito foi um chute do meio-campo na vitória por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, em 5 de dezembro, no Mineirão, pela 26ª rodada. Também balançou a rede em cobrança de falta no triunfo em cima da Chapecoense, por 1 a 0, na Arena Condá, pela 23ª rodada.

Na temporada 2021, Rafael Sobis foi participativo no empate por 1 a 1 com o Uberlândia, no Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Mineiro. Além de chutar uma bola no travessão, na etapa inicial, o atacante deu assistência para Raúl Cáceres fazer o gol celeste aos 46 minutos do segundo tempo. Nas quatro partidas seguintes, porém, caiu de produtividade, a ponto de ficar no banco de reservas no jogo do último domingo, contra o Athletic, no Mineirão. Marcelo Moreno, seu substituto, fez o gol da vitória por 1 a 0 batendo pênalti.




Sobis está na segunda passagem pelo Cruzeiro. Na primeira, de junho de 2016 a dezembro de 2018, conquistou três títulos: duas Copas do Brasil e um Campeonato Mineiro. Em setembro de 2019, ele acionou o clube na Justiça por causa de atrasos salariais, porém fez acordo para a retirada do processo de mais de R$4 milhões tão logo definiu o regresso à Toca. Em 140 jogos pela Raposa, o atacante acumula 34 gols.


Tags: