Ataque do Cruzeiro na temporada 2020 não conseguiu bons números (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Uma das prioridades do Cruzeiro em 2021 é reforçar o setor ofensivo, que amargou números ruins em 2020. Na Série B, foram 39 gols em 38 rodadas, que refletiram em um modesto 11º lugar, com 49 pontos, 12 a menos que o quarto colocado Cuiabá. Na temporada, a média ficou em apenas 1,14, com 62 tentos em 54 partidas.
O técnico
Felipe Conceição já indicou nomes à direção, que agora avalia a viabilidade de cada situação. Dois atletas praticamente confirmados são
o meia Marcinho , ex-Sampaio Corrêa, e o
atacante Felipe Augusto , ex-América.
Mesmo em função mais recuada, Marcinho bateu os atacantes celestes ao marcar oito gols em 37 partidas na Série B. Quem se aproximou dele no atual elenco foi Rafael Sobis , que chegou à Toca em novembro, após deixar o Ceará, e balançou a rede seis vezes.
Sobis ainda foi recordista da equipe em finalizações (41) e obteve nota média de 7.29 no
SofaScore . Com direito a gols de falta, pênalti e até do meio-campo, o veterano de 35 anos precisou de apenas 16 jogos para superar Arthur Caíke, Airton, Marcelo Moreno, William Pottker e Sassá
(veja, na galeria de fotos abaixo, o resumo de cada um) .
Números dos principais atacantes do Cruzeiro na temporada 2020
Rafael Sobis - retornou ao Cruzeiro em novembro de 2020, após deixar o Ceará e abrir mão de um processo na Justiça do Trabalho. Com muita entrega, luta e dedicação, ajudou o time a se afastar de vez do risco de rebaixamento ao marcar seis gols e contribuir com uma assistência na Série B. Encerrou a temporada como artilheiro do elenco.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Airton - o jovem de 21 anos teve seu momento de protagonista no Cruzeiro entre a 18ª e a 22ª rodada da Série B, quando fez quatro gols em cinco jogos. No geral, disputou 31 partidas na competição. As características de arrancada, drible e velocidade devem fazê-lo ganhar espaço com Felipe Conceição em 2021.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Arthur Caíke - oscilou bons e maus momentos na Série B, com quatro gols em 24 jogos. O Cruzeiro até queria mantê-lo em 2021, mas a operação seria financeiramente inviável, visto que o atacante pertencia ao Al-Shabab, da Arábia Saudita, e precisou abrir mão de parte dos salários para retornar ao Brasil. No fim das contas, transferiu-se para o Kashima Antlers, do Japão.
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
William Pottker - acertou com o Cruzeiro como parte do pagamento do Internacional pela compra dos direitos econômicos do meia Maurício. Em 14 jogos na Série B, marcou três gols e deu duas assistências. Ao mesmo tempo em que demonstrou ser um ponta-esquerda de muita garra e força física, descontrolou-se ao acumular 13 cartões (10 amarelos e três vermelhos).
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Marcelo Moreno - chegou ao Cruzeiro em fevereiro de 2020 com status de principal contratação, mas acumulou atuações e números decepcionantes na temporada. Na Série B, marcou três gols em 26 jogos. Segundo o SofaScore, o boliviano conseguiu apenas 26 finalizações na competição, abaixo dos volantes Jadsom Silva (27) e Filipe Machado (29) e pouco acima do zagueiro Manoel (25). Rafael Sobis terminou como recordista, com 41 tentativas.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Sassá - na Série B, o camisa 99 ficou mais marcado pelas faltas cometidas em defensores adversários do que por alguma finalização perigosa. Em 11 partidas, não balançou a rede uma vez sequer. No fim de janeiro, a diretoria emprestou o centroavante de 26 anos ao Marítimo, de Portugal, comprometendo-se a pagar metade dos salários. O vínculo vai até dezembro de 2021.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Esses atletas ficaram abaixo até mesmo do zagueiro Manoel , que somou cinco gols de cabeça na Série B. O meia Maurício , vendido ao Internacional no início de novembro, também balançou a rede cinco vezes, considerando Campeonato Mineiro e Copa do Brasil (32 jogos).
Artilheiros do Cruzeiro desde 2001
Oséas marcou 22 gols em 60 jogos em 2001 e ajudou o Cruzeiro a ganhar a Copa Sul-Minas
Foto: Auremar de Castro/Estado de Minas
Fábio Júnior fez 23 gols em 50 jogos em 2002 e contribuiu para os títulos da Copa Sul-Minas e do Supercampeonato Mineiro.
Foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas
Alex contabilizou 39 gols em 63 jogos em 2003, sendo protagonista na conquista da Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).
Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Com 21 gols em 65 jogos em 2004, Jussiê foi peça importante no time campeão mineiro
Foto: Paulo Filgueiras/Estado de Minas
Fred marcou 40 gols em 43 jogos em 2005, porém não conquistou nenhum título pelo Cruzeiro naquele ano
Foto: Jorge Gontijo/Estado de Minas
Giovane Élber balançou a rede 18 vezes em 40 jogos pelo Cruzeiro e levantou o troféu do Campeonato Mineiro de 2006
Foto: Paulo Filgueiras/Estado de Minas
Araújo fez 17 gols em 34 jogos pelo Cruzeiro em 2007. O time, contudo, não ganhou título naquela temporada.
Foto: Marcelo Sant'Anna/Estado de Minas
Guilherme marcou 23 gols em 51 jogos em 2008 e foi campeão mineiro pelo Cruzeiro
Foto: GIULIANO GOMES/GAZETA DO POVO
Wellington Paulista foi o artilheiro do Cruzeiro em 2009, com 26 gols em 47 jogos. Naquele ano, o time venceu o Campeonato Mineiro e terminou a Copa Libertadores como vice
Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO
Thiago Ribeiro contabilizou 23 gols em 60 jogos pelo Cruzeiro, que não ganhou título em 2010, porém terminou o Brasileirão na segunda colocação
Foto: Bruno de Lima/VIPCOMM Brasil
Montillo fez 21 gols em 52 jogos pelo Cruzeiro em 2011. Time foi campeão mineiro no primeiro semestre, porém caiu de produção no Brasileirão e só não foi rebaixado porque venceu o Atlético por 6 a 1 na última rodada
Foto: Andre Portugal/VIPCOMM
Wellington Paulista marcou 28 gols em 44 jogos pelo Cruzeiro em 2012. O time não conquistou nenhum título na temporada
Foto: Paulo Dan / Agencia i7
Borges fez 19 gols em 39 jogos pelo Cruzeiro em 2013. Ele foi titular do elenco campeão do Brasileirão
Foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Ricardo Goulart e Marcelo Moreno dividiram a artilharia do Cruzeiro em 2014, com 24 gols. O centroavante boliviano disputou 57 partidas, enquanto o meia-atacante participou de 55. A Raposa faturou o estadual e o Brasileirão.
Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Leandro Damião marcou 18 gols em 48 jogos pelo Cruzeiro em 2015. Em relação a títulos, a Raposa passou em branco naquele ano.
Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Em mais um ano sem conquistas, o Cruzeiro teve Arrascaeta como artilheiro em 2016, com 14 gols em 53 jogos.
Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Principal contratação do Cruzeiro em 2017, Thiago Neves terminou o ano como artilheiro da equipe, com 17 gols em 57 jogos, e ajudou na conquista da Copa do Brasil.
Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Arrascaeta e Thiago Neves ficaram empatados na artilharia do Cruzeiro em 2018, com 15 gols. O uruguaio disputou 48 jogos, e o camisa 30 participou de 55. A Raposa se sagrou campeã estadual e da Copa do Brasil.
Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Fred balançou a rede 21 vezes em 54 jogos pelo Cruzeiro em 2019. Ele foi do céu ao inferno após ganhar o Campeonato Mineiro como artilheiro (12 gols), em abril, e amargar o rebaixamento à Série B, em dezembro.
Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Rafael Sobis chegou ao Cruzeiro em novembro de 2020 e foi o artilheiro do time na temporada, com seis gols em 16 jogos.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Matheus Barbosa marcou sete gols em 27 jogos pelo Cruzeiro e, mesmo se transferindo em julho para o Atlético-GO, encerrou 2021 como artilheiro do elenco
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Outros nomes especulados
Em meio a tantos nomes especulados na Raposa estão o atacante Morato e o meia Bruno Tubarão, que trabalharam com Felipe Conceição no Bragantino. A ideia da direção celeste é ter os dois jogadores por empréstimo até dezembro.
Outro jogador cogitado em Belo Horizonte é o experiente Wellington Paulista, que vive bom momento no Fortaleza, com nove gols em 31 jogos no Brasileirão. O centroavante de 37 anos tem grande identificação com o Cruzeiro, pelo qual marcou 75 gols em 160 partidas entre 2009 e 2012.
A comissão técnica também aguarda a contratação de pelo menos dois zagueiros, um lateral-esquerdo, dois volantes e um meia.
Jogadores especulados no Cruzeiro
Eduardo Brock - o zagueiro de 29 anos é reserva do Ceará no Campeonato Brasileiro. Seu contrato se encerra em fevereiro, o que já possibilita um eventual acerto com o Cruzeiro. Gabriel Spessato, empresário do jogador, afirmou ao Superesportes que não recebeu nenhum contato da diretoria mineira. O interesse foi noticiado pelo site Deus Me Dibre no dia 29 de janeiro.
Foto: Ceará/Divulgação
Eduardo Brock - o zagueiro de 29 anos é reserva do Ceará no Campeonato Brasileiro. Seu contrato se encerra em fevereiro, o que já possibilita um eventual acerto com o Cruzeiro. Gabriel Spessato, empresário do jogador, afirmou ao Superesportes que não recebeu nenhum contato da diretoria mineira. O interesse foi noticiado pelo site Deus Me Dibre no dia 29 de janeiro.
Foto: Divulgação/Ceará
Jean Victor - o lateral-esquerdo de 26 anos disputou a Série B pelo Paraná. Em 34 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências. Um de seus pontos fortes é a bola parada. Ele balançou a rede cobrando falta no empate por 3 a 3 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, em 21 de outubro, pela 17ª rodada. Seus direitos econômicos pertencem ao Boavista, do Rio de Janeiro. Felipe Conceição conhece o atleta desde as categorias de base do Botafogo. O interesse do Cruzeiro foi noticiado pelo jornalista Adroaldo Leal, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: iDivulgação/Paraná Clube/Rui Santos
Jean Victor - o lateral-esquerdo de 26 anos disputou a Série B pelo Paraná. Em 34 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências. Um de seus pontos fortes é a bola parada. Ele balançou a rede cobrando falta no empate por 3 a 3 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, em 21 de outubro, pela 17ª rodada. Seus direitos econômicos pertencem ao Boavista, do Rio de Janeiro. Felipe Conceição conhece o atleta desde as categorias de base do Botafogo. O interesse do Cruzeiro foi noticiado pelo jornalista Adroaldo Leal, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: Divulgação/Paraná
Rickson - é muito querido por Felipe Conceição, que o treinou na base do Botafogo e indicou a sua contratação ao América, em janeiro de 2020. Sem espaço no Coelho, o jovem de 22 anos seguiu rumo ao Guarani, novamente a pedido do técnico. Será que a parceria se repetirá no Cruzeiro? Se depender das carências do elenco, existe sim a chance, pois o jogador atua como segundo volante e se destaca pelas subidas ao ataque e chute de média distância.
Foto: Mourão Panda/América
Rickson - é muito querido por Felipe Conceição, que o treinou na base do Botafogo e indicou a sua contratação ao América, em janeiro de 2020. Sem espaço no Coelho, o jovem de 22 anos seguiu rumo ao Guarani, novamente a pedido do técnico. Será que a parceria se repetirá no Cruzeiro? Se depender das carências do elenco, existe sim a chance, pois o jogador atua como segundo volante e se destaca pelas subidas ao ataque e chute de média distância.
Foto: Divulgação/Guarani
Morato - o atacante de 28 anos foi dirigido por Conceição no Bragantino. Não se trata de um finalizador, e sim de um apoiador com característica de movimentação, velocidade e posicionamento pelos extremos de campo. Na temporada 2020, contabilizou apenas dois gols em 33 partidas. Em 2019, os números foram bem melhores por Ituano e Red Bull: 12 gols em 36 jogos. O interesse do Cruzeiro no atleta foi divulgado pelo jornalista Léo Gomide, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: Ari Ferreira/Bragantino
Morato - o atacante de 28 anos foi dirigido por Conceição no Bragantino. Não se trata de um finalizador, e sim de um apoiador com característica de movimentação, velocidade e posicionamento pelos extremos de campo. Na temporada 2020, contabilizou apenas dois gols em 33 partidas. Em 2019, os números foram bem melhores por Ituano e Red Bull: 12 gols em 36 jogos. O interesse do Cruzeiro no atleta foi divulgado pelo jornalista Léo Gomide, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: Divulgação/Bragantino
Bruno Tubarão - pode jogar tanto como armador quanto pelas pontas. Pelo Bragantino, participou de 24 jogos no Campeonato Brasileiro (12 como titular) e fez um gol. Aos 25 anos, também vestiu as camisas de Boa Esporte, Sampaio Corrêa-RJ, Cabofriense e Madureira. A indicação de Felipe Conceição ao Cruzeiro foi noticiada pelo jornalista Léo Gomide, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: Ari Ferreira/Bragantino
Bruno Tubarão - pode jogar tanto como armador quanto pelas pontas. Pelo Bragantino, participou de 24 jogos no Campeonato Brasileiro (12 como titular) e fez um gol. Aos 25 anos, também vestiu as camisas de Boa Esporte, Sampaio Corrêa-RJ, Cabofriense e Madureira. A indicação de Felipe Conceição ao Cruzeiro foi noticiada pelo jornalista Léo Gomide, da Rádio 98, no dia 29 de janeiro.
Foto: Divulgação/Bragantino
Alan Ruschel - o experiente lateral-esquerdo, de 31 anos, levantou o troféu da Série B com a camisa da Chapecoense. O técnico Lisca, do América, chegou a conversar com o jogador nos últimos dias, mas o Cruzeiro avançou na negociação e está próximo de fechar a sua contratação. A informação veiculada na Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes.
Foto: Márcio Cunha/ACF
Alan Ruschel - o experiente lateral-esquerdo, de 31 anos, levantou o troféu da Série B com a camisa da Chapecoense. O técnico Lisca, do América, chegou a conversar com o jogador nos últimos dias, mas o Cruzeiro avançou na negociação e está próximo de fechar a sua contratação. A informação veiculada na Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes.
Foto: Márcio Cunha / Chapecoense
Marcinho - o meia de 25 anos vestiu a camisa 10 e foi um dos destaques do Sampaio Corrêa na última edição da Série B - disputou 37 jogos, marcou oito gols e deu cinco assistências. Desde o fim do torneio, no mês passado, o jogador está sem contrato. Nos últimos dias, o Cruzeiro avançou em sua contratação para a temporada 2021.
Foto: Lucas Almeida / SCFC
Marcinho - o meia de 25 anos vestiu a camisa 10 e foi um dos destaques do Sampaio Corrêa na última edição da Série B - disputou 37 jogos, marcou oito gols e deu cinco assistências. Desde o fim do torneio, no mês passado, o jogador está sem contrato. Nos últimos dias, o Cruzeiro avançou em sua contratação para a temporada 2021.
Foto: Lucas Almeida/Sampaio Corrêa
Wellington Paulista - o atacante de 37 anos é titular e um dos capitães do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro. Com contrato até maio, ele entrou na mira da Cruzeiro, que consultou seu estafe no fim de 2020. Com 75 gols em 160 partidas pela Raposa de 2009 a 2012, o jogador deverá tomar uma decisão sobre o futuro ao fim da Primeira Divisão. A informação foi divulgada inicialmente pela Band e confirmada pelo Superesportes.
Foto: Divulgação/Fortaleza
Wellington Paulista - o atacante de 37 anos é titular e um dos capitães do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro. Com contrato até maio, ele entrou na mira da Cruzeiro, que consultou seu estafe no fim de 2020. Com 75 gols em 160 partidas pela Raposa de 2009 a 2012, o jogador deverá tomar uma decisão sobre o futuro ao fim da Primeira Divisão. A informação foi divulgada inicialmente pela Band e confirmada pelo Superesportes.
Foto: Divulgação/Fortaleza
O Cruzeiro encaminhou nesta sexta-feira a contratação do atacante Felipe Augusto, ex-América. Segundo apurou o Superesportes, as partes já alinharam o contrato até dezembro de 2021, e o negócio será oficializado nos próximos dias. A incorporação do jogador de 28 anos ao elenco celeste foi um pedido do técnico Felipe Conceição, conforme informado pelo jornal O Dia, do Rio de Janeiro, no período da tarde.
Foto: Mourão Panda/América
O Cruzeiro encaminhou nesta sexta-feira a contratação do atacante Felipe Augusto, ex-América. Segundo apurou o Superesportes, as partes já alinharam o contrato até dezembro de 2021, e o negócio será oficializado nos próximos dias. A incorporação do jogador de 28 anos ao elenco celeste foi um pedido do técnico Felipe Conceição, conforme informado pelo jornal O Dia, do Rio de Janeiro, no período da tarde.
Foto: Daniel Hott/América
Todos os reforços só poderão ser registrados no Boletim Informativo Diário da CBF mediante o pagamento de uma dívida de R$1,3 milhão da Raposa ao clube paranaense PSTC.
A punição na Câmara Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD) é referente à falta de repasse de valores da venda de Bruno Viana ao Olympiacos, da Grécia, em agosto de 2016.
A estreia do Cruzeiro em 2021 será contra o Uberlândia, dia 28 de fevereiro (domingo), às 10h, no Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.