As 100 mil simulações feitas pelo modelo matemático da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) apontam que o Cruzeiro tem 91,2% de chances de ser rebaixado neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O percentual do Ceará é de 8,8%.
O Cruzeiro é o 17º colocado, com 36 pontos, dois a menos que o Ceará, o 16º.
Para escapar da queda neste domingo, o Cruzeiro precisa vencer o Palmeiras a partir das 16h, no Mineirão, e contar com uma vitória do Botafogo sobre o Ceará, no mesmo horário, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O Ceará, por sua vez, necessita apenas de um empate para se manter na Série A em 2020.
“Dos dos nove resultados possíveis de ocorrer nos jogos Ceará x Botafogo e Cruzeiro x Palmeiras, apenas um contribui para que o Cruzeiro escape do rebaixamento. O time mineiro precisa vencer o seu jogo e, por estar dois pontos atrás do Ceará e ter um número de vitória bem menor (7 contra 10), torcer para o Ceará ser derrotado pelo Botafogo", explica o professor da FGV EMAp, Walter Sande.
A frieza da matemática vê boa chance de o Botafogo vencer o Ceará no Rio e ajudar o Cruzeiro. Por outro lado, cálculos apontam a vitória celeste improvável no Mineirão.
"O Ceará tem 42% de derrota. É o resultado mais provável desse jogo. No entanto, difícil é o Cruzeiro fazer a sua parte: a equipe celeste tem apenas 21% de chances de vitória contra o Palmeiras", explicou Walter Sande.
Botafogo favorito para ir à Sul-Americana
O Botafogo precisa derrotar o Ceará neste domingo para tentar se garantir na Copa Sul-Americana em 2020. No momento, o time alvinegro tem 42 pontos, contra 43 do Fluminense, o seu único concorrente à vaga no torneio internacional.
O Fluminense jogará fora de casa na rodada final, contra o Corinthians. Se o Tricolor for derrotado, o Botafogo irá à Sul-Americana com um simples empate diante do Ceará. Isso porque o clube da Estrela Solitária tem mais vitórias, primeiro critério de desempate.
Segundo cálculos da FGV EMAp, o Botafogo tem 56,9% de chance de ir à Sul-Americana.
Outros cálculos
O site Infobola, do analista Tristão Garcia, coloca o Cruzeiro com 80% de chances de queda, contra 20% do Ceará.
Já o Departamento de Matemática da UFMG aponta que a chance de o Cruzeiro cair para a Série B é de 90,7%. O Ceará teria 9,3% de ir à Segunda Divisão.
Saiba mais
- Cruzeiro enfrenta Palmeiras em jogo com ares de drama e busca último suspiro pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro
- Futebol e má administração: entenda como esse elo colaborou para drama do Cruzeiro
- Cruzeiro terminará Campeonato Brasileiro com menos vitórias que dois lanternas na era dos pontos corridos com 20 clubes