O ciclo de Everton Ribeiro nos Emirados Árabes Unidos parece ter chegado ao fim. Pelo menos é isso o que indica o empresário dele, Robson Ferreira, que está negociando com a diretoria do Al-Ahli a liberação do jogador para que possa retornar ao futebol brasileiro. Só que o agente faz mistério sobre qual equipe vai ganhar a disputa para ter o futebol do meia.
"Não posso citar nomes para não atrapalhar a negociação. (...) Ele vai voltar ao futebol brasileiro. Já colocamos a proposta na mesa do presidente e o Everton já deixou claro o seu desejo que a partir de agora quer voltar ao futebol brasileiro. Ele está com saudade do calor da torcida e da dinâmica do futebol brasileiro. O negócio está adiantado e estamos trabalhando exaustivamente pela transferência ainda nesta janela", disse o agente.
Robson Ferreira lembra dos bons serviços prestados pelo atleta no Al-Ahli, pelo qual mostrou um ótimo futebol. "Ele ganhou tudo aqui. Conduziu, liderou, foi o responsável por comandar a equipe nos principais campeonatos nacionais e continentais. É um ídolo e muito querido por todos no clube. Assim como foi no Cruzeiro. Ele chegou aqui focado, com objetivos e em busca de títulos porque o Everton, se você buscar a história dele, é um jogador que vem ganhando tudo há quatro anos. Dificilmente um jogador brasileiro realizou o que ele fez em dois anos aqui."
Como não poderia deixar de ser, Everton Ribeiro também sonha em voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Mas Robson lembra que ele continua ambicioso por conquistas. "Ele ganhou todos os títulos nacionais e continentais. Inclusive liderou a equipe pra final da Champions League da Ásia contra o time do Felipão. E mesmo ficando em segundo lugar, foi considerado o segundo melhor jogador do continente asiático. Portanto, o retorno não é apenas pela seleção brasileira, mas sim por um novo projeto e novos desafios. Ele gosta de traçar e buscar desafios."
Depois de Palmeiras e São Paulo anunciarem na quarta-feira que não estão negociando com Ribeiro, nesta quinta-feira a imprensa carioca noticia que o jogador estaria perto de um acordo com o Flamengo, clube que já dispõe de muitas peças para a posição, como Diego, Conca e Mancuello.
O fato é que os valores pretendidos pelo Al-Ahli assustam. O clube dos Emirados quer 5 milhões de euros pelos 50% dos direitos econômicos. Além disso, a pretensão salarial do meia é estimada em R$ 700 mil. Isso sem contar o valor que será exigido pelo agente Robson Ferreira na negociação.
A diretoria do Cruzeiro, onde Everton brilhou em 2013 e 2014, com o bicampeonato brasileiro, já admitiu interesse em repatriá-lo caso as condições se encaixem no orçamento do clube. O diretor de futebol Klauss Câmara confirma que está monitorando a situação contratual de Ribeiro nos Emirados. Um dos trunfos do Cruzeiro numa eventual abertura de negociações é a amizade do gerente de futebol Tinga com o meio-campista. Eles atuavam juntos na Toca e são muito amigos.
Saiba mais
- 'Monitorado' pelo Cruzeiro, Everton Ribeiro é descartado por São Paulo e Palmeiras
- Cruzeiro monitora situação de Everton Ribeiro e tem trunfo em eventual negociação
- Cruzeiro abre portas para Everton Ribeiro, mas afirma que não há negociação com meia
- Histórias de Everton Ribeiro em Dubai: passeios luxuosos, carro atolado e 'amizade' com xeque