Nesta sexta-feira, o Criciúma venceu o Náutico por 2 a 1 na partida de abertura da 34ª rodada da Série B. Jogando em casa, no Estádio Heriberto Hülse, o Tigre saiu na frente na primeira etapa, cedeu o empate, mas reconquistou a virada após ter dois gols anulados pela arbitragem. O resultado amplia a dicotomia entre o cenário das duas equipes na competição.
Com a vitória, o Criciúma mantém vivo o sonho do acesso para a Série A. Com 49 pontos, a equipe terá que secar os times que brigam pelo G4 para manter-se próximo ao Vasco - atual quarto colocado, com 52 pontos. Em caso de tropeço carioca, o time catarinense terminará a rodada três pontos atrás da zona de acesso, tendo, ainda, um confronto direto com o Cruzmaltino pela frente.
Pelo lado do Náutico, a situação é drástica. A derrota mantém a equipe pernambucana na lanterna da Série B, com 30 pontos. No momento, o Timbu está sete pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, distância que pode aumentar para 11 até o final da rodada. Ainda há 12 pontos em disputa, deixando o rebaixamento cada vez mais próximo.
Agora, Criciúma volta a campo no próximo sábado, às 19 horas (de Brasília), para receber o Ituano, adversário direto na primeira metade da tabela. Já o Náutico enfrenta o Novorizontino na sexta-feira, às 21h30, em duelo direto na luta contra o rebaixamento.
O JOGO
Empurrado pela torcida, o Criciúma começou melhor na partida. Assim, a equipe fez valer a superioridade aos 19 minutos da primeira etapa, quando Hygor apareceu nas costas de Arthur Henrique após cruzamento e cabeceou para o fundo das redes.
O Náutico reagiu depois de tomar o gol e foi ao ataque para buscar uma reação. A intenção virou realidade aos 27 minutos, quando João Lucas disparou pela esquerda e levantou a bola na área. Everton Brito subiu mais alto que a marcação para desviar de cabeça e contar com erro do goleiro Gustavo para empatar a partida. A primeira etapa seguiu movimentada, mas sem novos gols.
Na volta para o segundo tempo, no entanto, a rede voltou a balançar aos nove minutos. Cristovam disputou no alto com o goleiro Jean após desvio de Lohan e fez o que seria o segundo gol do Criciúma. Entretanto, a arbitragem anulou o lance por falta em cima do goleiro.
Aos 24 minutos, quando o Náutico ficou com um jogador a menos. Após falta, Jobson recebeu o cartão amarelo, mas protestou contra a decisão do árbitro e foi advertido com outro amarelo. Assim, o volante foi expulso de campo.
A desvantagem numérica teve efeito rápido. Logo aos 28 minutos, Helder recebeu a bola após cruzamento e cruzou para Hélder fazer de cabeça. Mais uma vez, porém, o gol dos mandantes foi anulado, dessa vez por impedimento do lateral que deu a assistência.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que é gol do Criciúma, dessa vez válido. Aos 33 minutos do segundo tempo, Jean saiu mal do gol e desviou a bola nos pés de Lohan. O atacante aproveitou a falha e bateu para o fundo das redes, colocando o time da casa na frente.
O Criciúma criou mais chances e apertou até o fim para confirmar a vitória. O placar não sofreu alterações, mas o time da casa saiu com a vitória por 2 a 1 ao término do jogo.