Inglaterra sonha com o bicampeonato da Copa do Mundo há 56 anos (Foto: Soraia Piva)

Considerada uma das mais promissoras gerações da história da Inglaterra, o escrete esquematizado pelo técnico Gareth Southgate ainda não atingiu o máximo de seu potencial. Apesar de ser um dos candidatos para a conquista do título mundial, a seleção inglesa cria mais expectativas por talentos individuais que pelo coletivo. No Grupo B, terá pela frente Estados Unidos, Irã e País de Gales.




Ainda que seja a maior força de sua chave na Copa do Mundo, a Inglaterra não faz um grande ano de 2022. Em oposto às duas vitórias conquistadas em março, os torcedores da "Terra da Rainha" amargaram um pífio desempenho da seleção na Liga das Nações, que culminou em seu rebaixamento na competição. Foram seis jogos, três empates e três derrotas.

Fato que repercutiu na imprensa mundial foi a ausência de jogadores de renome que atuam fora do Reino Unido na convocação de Southgate, como é o caso de Fikayo Tomori, do Milan, e Tammy Abraham, da Roma - ambos clubes da Itália. Em contrapartida, como ponto positivo, o técnico manteve a base do time semifinalista na Copa do Mundo de 2018, tendo o centroavante Harry Kane como principal destaque.

Palpitômetro SE: Candidata ao título (quatro estrelas)
Participações em Copas: 15
Melhor participação: Campeã (1966)
Última participação: 2018 (eliminada na semifinal)
Adversários no Grupo B: Estados Unidos, Irã e País de Gales
Posição no ranking da Fifa: 5ª
Títulos: Copa do Mundo (1966) e Olimpíada (1900, 1908 e 1912)
 

Convocados da Inglaterra 


  • Goleiros: Jordan Pickford (Everton), Nick Pope (Newcastle United) e Aaron Ramsdale (Arsenal)
  • Defensores: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Conor Coady (Everton), Eric Dier (Tottenham), Harry Maguire (Manchester United), Luke Shaw (Manchester United), John Stones (Manchester City), Kieran Trippier (Newcastle United), Kyle Walker (Manchester City) e Ben White (Arsenal).
  • Meio-campistas: Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Conor Gallagher (Chelsea), Jordan Henderson (Liverpool), Mason Mount (Chelsea), Kalvin Phillips (Manchester City) e Declan Rice (West Ham)
  • Atacantes: Phil Foden (Manchester City), Jack Grealish (Manchester City), Harry Kane (Tottenham), James Maddison (Leicester City), Marcus Rashford (Manchester United), Bukayo Saka (Arsenal), Raheem Sterling (Chelsea) e Callum Wilson (Newcastle)

Técnico: Gareth Southgate

Destaques: Mason Mount, Jude Bellingham e Harry Kane