O Internacional Khalifa é o único dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022 que não foi construído do zero. Inaugurada em 1976, a arena é a mais tradicional instalação esportiva do Catar, recebeu importantes eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e foi reformada para a disputa do Mundial.




 
No processo de remodelagem, a organização decidiu manter os arcos superiores, característica mais icônica do design do estádio. Porém, uma nova camada de assentos foi colocada a fim de ampliar em 12 mil lugares a capacidade do local, que será de 40 mil durante a Copa e 48 mil após o evento. Esse processo modificou parcialmente a fachada da arena.
 
O estádio está localizado na "Aspire Zone", complexo para desenvolvimento esportivo no Catar. Além do Internacional Khalifa, há um hospital de medicina esportiva, a maior instalação multiesportiva indoor do mundo (Aspire Dome), o Centro Aquático Hamad, um parque e outros.
 

Inaugurada em 1976, arena em Al Rayyan recebeu vários eventos esportivos internacionais importantes e foi remodelada para o Mundial do Catar (Foto: AFP)

 

Histórico

 
O estádio marca a história esportiva do Catar. Antes da Copa do Mundo, já recebeu competições como os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo e a Copa da Ásia. Seleções tradicionais como BrasilArgentina e Espanha já jogaram lá.



 
Em 2019, o estádio recebeu o Campeonato Mundial de atletismo. O projeto é que o local siga como um centro de desenvolvimento para jovens atletas locais.
 
O aspecto histórico do local é reforçado pelo Museu Esportivo e Olímpico do Catar 3-2-1, ligado diretamente ao estádio.
 

Jogos da Copa

 
O emblemático estádio vai receber oito partidas da Copa - seis na fase de grupos, uma nas oitavas de final e a disputa pelo terceiro lugar.
 
Na etapa classificatória, seleções tradicionais como InglaterraAlemanhaHolanda e Espanha jogarão já.



 
Nas oitavas de final, o primeiro colocado do Grupo A enfrentará o segundo do B - confronto que poderá ter times como Holanda e Inglaterra.
 

Estádio Internacional Khalifa

 
Cidade: Doha, no Catar
Distância do centro de Doha: 8 km
Capacidade: 40 mil torcedores (48 mil torcedores após a Copa)
Inauguração: 19 de maio de 2017
Design: A fachada foi parcialmente preservada para conservar os arcos superiores 
Curiosidade: É o único estádio da Copa do Catar que não foi construído do zero
 

Jogos:

 
Inglaterra x Irã - 21/11, às 10h
Alemanha x Japão - 23/11, às 10h
Holanda x Equador - 25/11, às 13h
Croácia x Canadá - 27/11, às 13h
Equador x Senegal - 29/11, às 12h
Japão x Espanha - 1/12, às 16h
Oitavas de final (1º A x 2º B) - 3/12, às 12h
Disputa do 3º lugar - 17/12, às 12h

Estádio Internacional Khalifa (Foto: AFP/com adaptação de Soraia Piva)