Internacional Khalifa: estádio da Copa é tradicional e único que já existia
Inaugurada em 1976, arena em Doha recebeu vários eventos esportivos internacionais importantes e foi remodelada para o Mundial do Catar
Por João Vitor Marques
18/10/2022 14:24
- Atualizado em: 21/10/2022 16:27
Estádio Internacional Khalifa, na cidade de Doha
O Internacional Khalifa é o único dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022 que não foi construído do zero. Inaugurada em 1976, a arena é a mais tradicional instalação esportiva do Catar, recebeu importantes eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e foi reformada para a disputa do Mundial.
No processo de remodelagem, a organização decidiu manter os arcos superiores, característica mais icônica do design do estádio. Porém, uma nova camada de assentos foi colocada a fim de ampliar em 12 mil lugares a capacidade do local, que será de 40 mil durante a Copa e 48 mil após o evento. Esse processo modificou parcialmente a fachada da arena.
O estádio está localizado na "Aspire Zone", complexo para desenvolvimento esportivo no Catar. Além do Internacional Khalifa, há um hospital de medicina esportiva, a maior instalação multiesportiva indoor do mundo (Aspire Dome), o Centro Aquático Hamad, um parque e outros.
Histórico
O estádio marca a história esportiva do Catar. Antes da Copa do Mundo, já recebeu competições como os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo e a Copa da Ásia. Seleções tradicionais como Brasil, Argentina e Espanha já jogaram lá.
Em 2019, o estádio recebeu o Campeonato Mundial de atletismo. O projeto é que o local siga como um centro de desenvolvimento para jovens atletas locais.
O aspecto histórico do local é reforçado pelo Museu Esportivo e Olímpico do Catar 3-2-1, ligado diretamente ao estádio.
Jogos da Copa
O emblemático estádio vai receber oito partidas da Copa - seis na fase de grupos, uma nas oitavas de final e a disputa pelo terceiro lugar.