Jogadores croatas comemoram na vitória sobre Marrocos (Foto: AFP PHOTO)

Com dois belos gols de Gvardiol e Orsic no primeiro tempo, a Croácia venceu Marrocos por 2 a 1 neste sábado (17), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, e ficou com o terceiro lugar da Copa do Mundo do Catar. Dari marcou para os marroquinos também na etapa inicial.





Show Player

Com o terceiro lugar, a Croácia iguala a campanha de 1998, a segunda melhor da história do país em Copas do Mundo. Em 2018, os croatas foram vice-campeões.

O jogo marcou a provável despedida de Luka Modric, 37 anos, das Copas do Mundo.

Já Marrocos acaba com um histórico quarto lugar, melhor colocação de um time africano em Mundiais.

A finalíssima entre Argentina e França será disputada neste domingo (18), a partir das 12h (de Brasília), no Estádio Icônico de Lusail.





Jogo movimentado


Em meio a uma "maratona" de jogos num intervalo inferior a um mês, os técnicos Zlatko Dalic e Walid Regragui tiveram desfalques por lesões ou desgaste muscular. Por isso, rodaram os elencos e deram chance a alguns nomes que atuaram menos.

Historicamente, as decisões de terceiro lugar costumam ser animadas, já que os times não têm muito a perder. E foi assim que começou o jogo deste sábado.

Em belíssima jogada ensaiada, a Croácia abriu o placar logo aos sete minutos. Gvardiol, um dos melhores zagueiros da Copa do Mundo, testou para o gol.




A reação marroquina veio só dois minutos mais tarde, também em jogada de bola parada. Coube ao também zagueiro Dari empurrar para as redes e provocar a festa na arquibancada vermelha.

Como era de se esperar, os croatas tiveram a bola por mais tempo e tentaram atacar. Numa dessas, Orsic finalizou colocado e encobriu o goleiro Bono aos 42. A bola ainda tocou na trave e morreu no fundo das redes. Golaço.

Ritmo cai


Em desvantagem, Marrocos tentava ser mais ofensivo. Porém, quase não criava contra a forte marcação croata. Quando conseguia, ainda precisava vencer o goleiro Livakovic.




Por outro lado, a Croácia pediu um pênalti em Gvardiol em dado momento, mas quase não incomodava nos contra-ataques.

Em dado momento, torcedores marroquinos, ampla maioria nas arquibancadas, gritaram "Fifa, máfia". A reclamação faz menção à arbitragem da derrota na semifinal contra a França, muito criticada pela federação de Marrocos.

No fim, o ritmo do jogo caiu - o que se refletiu nas torcidas - e continuou em 2 a 1. Ao apito derradeiro do árbitro, croatas e marroquinos nas arquibancadas reconheceram o bom papel das seleções na Copa e aplaudiram.

CROÁCIA 2 X 1 MARROCOS


Croácia

Livakovic; Stanisic, Sutalo, Gvardiol e Perisic; Majer (Pasalic, aos 21' do 2ºT), Kovacic, Modric e Orsic (Jakic, aos 49' do 2°T); Kramaric (Vlasic, aos 16' do 2ºT) e Livaja (Petkovic, aos 21' do 2º)
Técnico: Zlatko Dalic

Marrocos

Bono; Hakimi, El Yamiq (Amallah, aos 22' do 2ºT), Dari (Benoun, aos 19' do 2ºT) e Attiat-Allah; Amrabat, El Khannouss (Ounahi, aos 11' do 2ºT) e Sabiri (Chair, no intervalo); Ziyech, Boufal (Zaroury, aos 19' do 2ºT) e En-Nesyri
Técnico: Walid Regragui

Motivo: decisão do terceiro e quarto lugares da Copa do Mundo
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar
Data e horário: sábado, 17 de dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)

Gols: Gvardiol, aos 7', e Orsic, aos 42' do 1ºT (CRO); Dari, aos 9' do 1ºT (MAR)
Cartões amarelos: Ounahi, aos 24', e Amallah, aos 39' do 2ºT (MAR)

Público: 44.137 torcedores

Árbitro: Abdulrahman Al Jassim (Catar)
Assistentes: Taleb Al Marri (Catar) e Saoud Ahmed Almaqaleh (Catar)
VAR: Julio Bascuñán (Chile)