Jogador da Argentina pode ser 'campeão da Copa' sem ter sido convocado
Conheça a história do jovem goleiro Federico Gomes Gerth, de 18 anos, que está no Catar com a Seleção Argentina
Por Thiago Madureira
16/12/2022 12:00
- Atualizado em: 16/12/2022 16:33
Ele entra em campo para comemorar após as vitórias da Seleção Argentina, participa dos treinamentos, está concentrado no mesmo prédio que a delegação alviceleste, saboreia a mesma comida que Messi, ouve a preleção antes dos jogos e sabe todos os planos do técnico Lionel Scaloni. A despeito disso, não pode ser escalado.
Dugout
O jovem goleiro Federico Gomes Gerth, de 18 anos, do Tigre-ARG, está no Catar com a Seleção Argentina, mas não foi convocado para a Copa do Mundo. Por ser um atleta promissor, ele foi chamado por Scaloni para ser sparring.
Durante o dia a dia, Gerth participa das atividades com os goleiros Emiliano Martínez, Franco Armani e Gerónimo Rulli. Em alguns treinos de finalização, ele é o escolhido para segurar as bombas dos craques. Além de não figurar no banco de reservas, tampouco pode entrar no vestiário dos estádios, segundo regras da Fifa.
Argentinos lotam as ruas de Buenos Aires em festa pela vaga na final da Copa
Com 1,93 metro, Gerth tem histórico nas seleções de base da Argentina. Já foi convocado por Scaloni quando o treinador resolveu fazer alguns testes na seleção durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Em novembro de 2021, a convocação para os jogos contra Uruguai e Brasil contou com vários jovens jogadores, inclusive Gerth.
Além dele, foram chamados Matías Soulé (Juventus, Itália), de 18 anos; Thiago Almada (então no Vélez Sarsfield e hoje no Atlanta United), de 21; Santiago Simón (River Plate), de 20; Exequiel Zeballos (Boca Juniors), de 20; Cristian Medina (Boca), de 20; Gastón Ávila (então no Rosario Central e hoje no Royal Antwerp FC), de 21.
Apesar de ser considerado um goleiro promissor, Gerth ainda não teve oportunidade de entrar em campo vestindo a camisa do Tigre. Ele tem sido opção na equipe Sub-20.
Argentina x Croácia: fotos das torcidas em jogo pela Copa
Quando ficou sabendo de que iria para o Catar, Gerth se emocionou. Hoje, vive um sonho de poder ser campeão do mundo ao lado de seus ídolos. Por não ter sido convocado, ele não pode dar entrevistas na Copa.