Messi deu uma assistência e marcou um gol na partida contra a Holanda (Foto: Alberto Pizzoli/AFP )



Depois de empate por 2 a 2 no tempo normal e uma prorrogação sem gols, a Seleção Argentina derrotou a Holanda nos pênaltis, por 4 a 3, neste sábado (9), e avançou às semifinais da Copa do Mundo do Catar. 



Dugout


Na próxima fase, a equipe comandada por Lionel Scaloni enfrentará a Croácia, que eliminou a Seleção Brasileira na disputa por pênaltis, também neste sábado. O duelo pela semifinal está marcado para as 16h de terça-feira (13). 

O jogo


A Argentina abriu o placar ainda no primeiro tempo. Aos 34', Messi puxou contra-ataque, fintou um marcador e serviu Molina com muitas doses de genialidade. O lateral-direito infiltrou na área e tocou na saída de Noppert. 1 a 0.

À frente do placar, a Argentina seguiu sem sofrer grandes sustos e controlou o jogo até ampliar o placar. Aos 25' da etapa final, Acuña recebeu uma rasteira de Dumfries dentro da área, e o juiz marcou pênalti. Messi cobrou e converteu. 2 a 0.




Só aí a Holanda resolveu criar dificuldades para a Argentina. Aos 37', depois de se lançar ao ataque, a equipe do técnico Louis van Gaal diminuiu o placar. Weghorst recebeu na área e cabeceou a bola para o fundo da rede, sem chances para Martínez. 2 a 1.

A Seleção Holandesa cresceu com o gol. Os argentinos até tentaram paralisar a partida com a já tradicional catimba, mas não foi suficiente para segurar o ímpeto dos adversários. Aos 55', após cobrança de falta ensaiada, Weghorst marcou o segundo dele e da Holanda. 2 a 2.

Com o empate no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. As seleções mostraram muito cansaço físico e pouco se arriscaram. Os 30 minutos reservaram poucas chances claras. A principal delas foi aos 15' do segundo tempo, quando Enzo Fernández acertou a trave esquerda de Noppert.




Pênaltis


Virgil van Dijk cobrou para a Holanda, e Martínez defendeu.

Messi cobrou para a Argentina e marcou (1 a 0).

Berghuis cobrou para a Holanda, e Martínez defendeu.

Paredes cobrou para a Argentina e marcou (2 a 0).

Koopmeiners cobrou para a Holanda e marcou (2 a 1).

Montiel cobrou para a Argentina e marcou (3 a 1).

Weghorst cobrou para a Holanda e marcou (3 a 2).

Enzo Fernández cobrou para a Argentina, e a bola saiu pela linha de fundo.




Luuk de Jong cobrou para a Holanda e marcou (3 a 3).

Lautaro Matínez cobrou para a Argentina e marcou (4 a 3).

HOLANDA 2 (4) X (3) 2 ARGENTINA


Holanda

Noppert; Van Dijk, Timber e Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners), Frenkie de Jong, Gakpo (Lang) e Blind (Luuk de Jong); Bergwijn (Berghuis) e Memphis Depay (Weghorst). Técnico: Louis Van Gaal

Argentina

Emiliano Martínez; Lisandro Martínez (Di María), Romero (Pezzella) e Otamendi; Molina (Montiel), Enzo Fernández, De Paul (Paredes), Mac Allister e Acuña (Tagliafico); Messi e Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni

Gols: Molina (ARG), aos 34 min do 1° tempo; Messi (ARG), aos 27 min do 2° tempo; Weghorst, aos 37 min do 2° tempo e aos 54 min do 2° tempo (HOL); 
Cartões amarelos: Timber, Depay, Bergwjin, Berghuis, Weghorst, Van Dijk (HOL); Acuña, Romero, Emiliano Martínez, Paredes, Messi, Montiel, Otamendi, Pezzella (ARG)

Motivo: quartas de final da Copa do Mundo
Local: Estádio Lusail, no Catar
Data e horário: 9 de dezembro (sexta-feira), às 16h
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrian (Espanha) e Roberto Diaz (Espanha)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)