Adriano Oliveira, Isabela Bernardes e Maicon Costa
A torcida brasileira foi da euforia ao choro nos bares de Belo Horizonte com a eliminação da Seleção na Copa do Mundo diante da Croácia, nos pênaltis. Num jogo muito tenso, com várias chances desperdiçadas pelo Brasil, o gol de Neymar, no fim do primeiro tempo da prorrogação, levou o público à loucura. Mas o empate, com gol de Bruno Petkovic, foi o primeiro indício de que algo poderia dar errado. Nas cobranças alternadas, o revés verde e amarelo por 4 a 2 levou muita gente às lágrimas (veja todas as reações nos vídeos abaixo).
Clima de fim de festa no Ginga BH
Os torcedores que foram ao evento Ginga BH, no bairro Bairro Buritis, vivenciaram uma montanha russa de emoções. Primeiro, com a apreensão com o empate no tempo normal, seguido da euforia do gol de Neymar e a frustração no empate croata. Nos pênaltis, o erro de Rodrygo já na primeira cobrança não permitiu que a torcida brasileira sonhasse. E quando Marquinhos acertou a trave, o silêncio tomou conta do espaço.
Ginga BH: torcida acompanha Croácia x Brasil pela Copa do Mundo
Mas a tristeza não demorou muito a se dissipar. Como o evento iria contar com shows, inclusive do pagodeiro Dilsinho, bastou o DJ voltar a tocar para os presentes começarem a dançar. Num clima de fim de festa, claro. Mas, pelo menos, de alguma festa.
Mercado Novo se esvazia após decepção
A esperança que rondava entre os corredores do Mercado Novo, no Centro de BH, transformou-se em tensão ao longo dos 120 minutos de jogo. O breve alívio foi dado pelo primeiro gol do Brasil, quando o público começou a cantar mais alto e a batucada se fez presente. Logo que a Croácia empatou, a angústia voltou a tomar conta.
Mercado Novo, em BH: torcida durante Croácia x Brasil pela Copa do Mundo
Durante os pênaltis, a torcida não quis perder a voz, porém, o chute de Marquinhos na trave transformou tudo em tristeza. Decepcionados, alguns torcedores choravam calados. Outros colocaram a raiva para fora e todo xingamento foi pouco para aliviar a frustração. Sem clima para continuar o ‘sextou’, a maioria foi embora pouco tempo após o apito final.
Muito choro na Savassi
Nos bares da região da Savassi, o roteiro foi o mesmo: tensão, passando pela euforia com o gol do Brasil e terminando com muito choro. A eliminação do Brasil nos pênaltis reduziu imediatamente o movimento nos estabelecimentos.
Savassi, em BH: torcedores acompanham Croácia pelas quartas de final da Copa
Mas, pelo fato de ser uma sexta-feira, parte do público aproveitou para seguir nos botecos para curtir o início do fim de semana.