Rigobert Song, treinador de Camarões, foi gravado sem seu consentimento enquanto falava do corte do goleiro André Onana, da Inter de Milão (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Seleção de Camarões, que disputou a Copa do Mundo no grupo do Brasil, já foi eliminada do mundial do Catar, mas as polêmicas em torno da equipe seguem à tona. Um vídeo vazado que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (8) mostra o treinador da seleção, o ex-jogador Rigobert Song, falando sobre a polêmica com o goleiro André Onana, da Inter de Milão, cortado da delegação durante a disputa do torneio.




Mesmo sendo um dos principais nomes da geração camaronesa, Onana foi retirado do plantel antes da partida contra a Sérvia, disputada no último dia 28 de novembro, que terminou empatada em 3 a 3. Na ocasião, a  Federação Camaronesa de Futebol afirmou que o corte se deu por motivos disciplinares.
 
 
 
No vídeo em questão, que foi gravado sem o consentimento dos filmados, Rigobert Song aparece de frente ao seu irmão, comentando sobre a susposta indisciplina de Onana.

“Vincent Aboubakar, Choupo-Moting e Zambo são os cabeças do time e eu falo com eles, você é quem, que eu não posso falar com você? Parei de treinar, pedi para todo mundo ir pro vestiário e disse: ‘Vocês estragaram meu treino’. O presidente (Samuel Eto'o) estava na arquibancada, viu tudo. No hotel, em vez de ele vir falar comigo, ele foi falar com o presidente. E o presidente o mandou não sei para onde... Ele não conhece o homem”, disse o treinador.



 
 
 
Em dado momento da gravação, Song afirma ter dito a Onana que não pretende mais trabalhar com ele e, segundo ele, o goleiro chegou a chorar. “Então falei para o Onana: ‘Não quero mais trabalhar com você’, e ele começou a chorar. Eu disse: ‘Meu pequeno, não tenho tempo para isso, estou preparando uma partida. Ontem te liguei, você não veio. Um falso problema hein…’”, continuou.

O problema entre Rigobert Song e André Onana teria começado por uma questão de estilo de jogo. Enquanto o goleiro prefere sair tocando, de forma curta, com os pés, o treinador queria um estilo de jogo mais direto. Isso acabou causando um conflito. Em certa parte do vídeo, Song afirma que Onana fazia “seu show de um homem só” nos treinamentos e que nas partidas “ele joga com riscos”.
 

Onana reage em suas redes sociais

 

Com a repercussão do vídeo, Onana publicou uma mensagem em seu Twitter oficial que, apesar de não citar diretamente as palavras de Song, foi interpretado como uma resposta.




“Em um mundo onde mentir é a coisa mais comum, dizer a verdade faz de você um revolucionário. Mas no final, o tempo coloca tudo em seu devido lugar”, escreveu o goleiro de 26 anos.
 
 
 
Logo após seu corte, Onana deixou o Catar rumo a Itália, onde atua, e se limitou a dizer, na ocasião, que o "outro lado" (Rigobert Song) não quis chegar a um acordo.
 

“Não fazia ideia que estávamos sendo filmados”

 

Com a repercussão do vídeo, o treinador Rigobert Song também foi às redes sociais comentar o caso. Ele afirmou que a gravação foi feita sem consentimento e que irá processar o autor.




“Um vídeo amador de pouco mais de 90 segundos inundou a rede e se tornou viral. O clipe foi filmado ontem, sem eu saber, em minha casa, por uma terceira pessoa que veio acompanhar meu irmão mais velho, que queria saber mais detalhes sobre a dispensa do goleiro titular de Camarões. Não fazia ideia que estávamos sendo filmados”, declarou.

Song disse ainda que o vídeo tinha como objetivo violar sua privacidade e reforçou sua continuidade à frente da Seleção Camaronesa.

“O clamor geral que a transmissão desta conversa causa mostra que sua comunicação em massa tinha como objetivo final violar a minha privacidade. Condenando e decisivo a processar o autor deste ato hediondo, reitero meu compromisso inabalável com os Leões Indomáveis”.



 
 
 

Camarões na Copa do Mundo

 

Após cair num grupo com Brasil, Suíça e Sérvia, Camarões acabou eliminado da Copa do Mundo ainda na fase de grupos. A equipe africana terminou a competição com quatro pontos, dois a menos que as seleções brasileira e suíça, classificadas, e com três a mais que os sérvios.

A única vitória camaronesa aconteceu na última rodada da fase de grupos, contra o Brasil, por 1 a 0, com gol de Vincent Aboubakar. Na ocasião, o treinador Tite escalou uma Seleção Brasileira já classificada às oitavas de final totalmente reserva, para poupar os jogadores titulares para o mata-mata.

Nos jogos contra Sérvia e Brasil, Devis Epassy, de 29 anos, goleiro do Abha Club da Arábia Saudita, foi o escolhido para defender a meta camaronesa.