Presente de forma longa em boa parte das partidas no Catar, o tempo de acréscimo dos jogos da Copa do Mundo já 'gerou' mais de sete jogos completos. Com 709 minutos até as oitavas de final, os acréscimos ordenados pelos árbitros é uma das marcas do Mundial de 2022.
Esta quantidade de minutos extras na Copa do Mundo equivale precisamente a sete jogos de 90 minutos mais um jogo até os 34 do segundo tempo, segundo levantamento do 365Scores. Além disso, em 56 partidas já disputadas, o Mundial conta com a média de 12,6 minutos de média de acréscimo.
No entanto, os acréscimos sofreram uma redução na fase final do torneio. Durante os 48 jogos da fase de grupos, a média era de 13,2 minutos extras. Já nas oitavas de final, em oito partidas disputadas nos últimos dias, a média foi de 9,3 minutos.
Classificada para as quartas de final após nove minutos de acréscimos contra a Coreia do Sul, a Seleção Brasileira acumula 42 minutos extras em campo em quatro partidas, isto é, uma média de 10,5 minutos acrescidos por jogo.
Recordistas de acréscimos na Copa do Mundo de 2022
Em levantamento feito até o fim das oitavas de final pelo 365Scores, o Irã é a seleção que mais contou com acréscimos nas suas partidas. Mesmo sem se classificar para a fase final, ou seja, com apenas três jogos, o país asiático somou 66 minutos jogados além dos 90 minutos protocolares.
Inclusive, a estreia do Irã contou com o recorde da Copa do Mundo em relação aos minutos extras. A partida com mais acréscimos na história do torneio foi entre Inglaterra e Irã, na vitória dos europeus por 6 a 2, em 21 de novembro.
Na ocasião, devido à lesão do goleiro iraniano no primeiro tempo e vários gols e revisões no VAR na etapa final, o árbitro brasileiro Raphael Claus foi o responsável pela partida que teve 27 minutos de acréscimo.
Logo atrás do Irã, em meio aos países que mais jogaram além dos 90 minutos na Copa do Mundo, está a França, com 56 minutos, e Argentina, Arábia Saudita e Inglaterra, com 55 minutos - devido à eliminação, os árabes jogaram uma partida a menos que os outros times citados.
Por outro lado, segundo o 365Scores, a Bélgica é o país que menos teve tempo extra nas suas partidas: 32 minutos. Logo depois, Canadá e Dinamarca contaram com 35 minutos de acréscimos.
Já a Croácia, adversária do Brasil na fase de grupos, fecha a lista de países que tiveram menos minutos acrescidos, com 36 minutos. Porém, vale destacar que os croatas jogaram uma partida a mais que os outros países citados, já que belgas, canadenses e dinamarqueses não jogaram a fase final do Mundial.
Curiosidades sobre os acréscimos na Copa do Mundo
Confira abaixo o levantamento feito pelo aplicativo e plataforma 365Scores, especializados em estatísticas e dados em tempo real de partidas esportivas
Minutos totais de acréscimos na Copa do Mundo Catar 2022: 709" minutos
Minutos totais de acréscimos durante as oitavas de final: 72" minutos
Média de acréscimos por partida na fase de grupos: 13,2 minutos
Média de acréscimos por partida nas oitavas de final: 9,3 minutos
Brasil: Após as duas vitórias e uma derrota na fase de grupos e a vitória contra a Coreia do Sul nas oitavas de final, a Seleção Canarinho teve um total de 42 minutos extras em campo, quase que um tempo de jogo.
Curiosidade: os 709 minutos de acréscimos até o momento na Copa do Catar equivalem a 7 jogos de 90 minutos mais um jogo até os 34 do segundo tempo.
Seleções que mais jogaram, nas oitavas de final, acréscimos totais contando a prorrogação
- França e Polônia: 13 minutos de acréscimos
- Argentina e Austrália: 10 minutos de acréscimos
- Marrocos e Espanha: 10 minutos de acréscimos
- Brasil e Coreia: 9 minutos de acréscimos
- Holanda e Estados Unidos: 9 minutos de acréscimos
- Inglaterra e Senegal: 8 minutos de acréscimos
- Portugal e Suíça: 8 minutos de acréscimos
- Japão e Croácia: 8 minutos de acréscimos
Seleções que mais jogaram além dos 90 minutos
- Irã: Jogou 66 minutos jogados de acréscimos
- França: Jogou 56 minutos jogados de acréscimos
- Argentina, Arábia Saudita e Inglaterra: Jogaram 55 minutos de acréscimos
Seleções menos atingidas pelos acréscimos
- Bélgica: 32 minutos jogados de acréscimos
- Canadá e Dinamarca: 35 minutos jogados de acréscimos
- Croácia: 36 minutos jogados de acréscimos
Acréscimos nas oitavas de final:
- Holanda 3 x 1 Estados Unidos: 9 minutos totais de acréscimos - 2" no 1º tempo e 7"no 2º tempo)
- Argentina 2 x 1 Austrália: 10 minutos totais de acréscimo - 2" no 1º tempo e 8" no 2º tempo.
- França 3 x 1 Polônia: 13 minutos totais de acréscimo - 3" no 1º tempo e 10" no 2º tempo.
- Inglaterra 3 x 0 Senegal: 8 minutos totais de acréscimo - 3" no 1º tempo e 5" no 2º tempo.
- Japão 1 (1) x 1 (3) Croácia (Croácia venceu nos pênaltis): 8 minutos totais de acréscimo - 1" no 1º tempo e 4" no 2º tempo + 1" no 1º tempo da prorrogação + 2" no 2º tempo da prorrogação.
- Brasil 4 x 1 Coreia do Sul: 9 minutos totais de acréscimo - 5" no 1º tempo e 4" no 2º tempo:
- Marrocos 0 x 0 Espanha (Marrocos vence nos pênaltis 3x0): 10 minutos totais de acréscimo - 1"no 1º tempo e 5"no 2º tempo. 1"no 1º tempo da prorrogação e 3" no 2º tempo da prorrogação.
- Portugal 6 x 1 Suíça: 8 minutos totais de acréscimo - 4" no 1º tempo e 4" no 2º tempo.
Gols marcados nos acréscimos durante as oitavas de final
- Holanda 3 X 1 Estados Unidos: 2º gol da Holanda foi marcado aos 45" + 1" do primeiro tempo.
- França 3 x 1 Polônia: 3º gol da França foi marcado aos 90" + 1" do segundo tempo. O primeiro e único gol da Polônia foi marcado aos 90" + 9" do segundo tempo.
- Portugal 6 x 1 Suíça: 6º gol de Portugal foi marcado ao 90"+ 2"do segundo tempo.
Saiba mais