"Brasileiro, brasileiro, que amargurado te vemos! Cada vez falta menos para nos vermos de novo!". A provocação ecoou no metrô de Doha, que balançava com a festa de argentinos a caminho das oitavas de final contra a Austrália, no Estádio Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan. No Catar, a expectativa por um possível Brasil x Argentina na semifinal da Copa do Mundo cresce a cada dia.
Festa Argentina no Souq Waqif, mercado de Doha
Cada seleção ainda precisa dar um passo para que o confronto tão aguardado se concretize. Nas quartas de final, o Brasil enfrenta a Croácia nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília).
Mais tarde, às 16h, a Argentina tem duelo com a Holanda. Se os sul-americanos avançarem, o clássico será na próxima terça (13), às 16h, no Estádio Icônico de Lusail, palco da final.
Mais tarde, às 16h, a Argentina tem duelo com a Holanda. Se os sul-americanos avançarem, o clássico será na próxima terça (13), às 16h, no Estádio Icônico de Lusail, palco da final.
A chance de os rivais históricos se enfrentarem empolga tanto que fez os argentinos adaptarem um canto tradicional. Há décadas, foram criados os versos: "Brasileiro, brasileiro, que amargurado te vemos! Maradona é maior, é maior do que Pelé!". A música era cantada em uníssono a cada jogo da alviceleste.
No Catar, porém, os milhares de argentinos que têm lotado os estádios no Mundial resolveram mudar a parte final do canto. Isso já tinha ocorrido na Copa de 2014, mas o Brasil foi eliminado pela Alemanha na semifinal e não permitiu que o clássico sul-americano ocorresse na decisão no Maracanã.
Lisandro Romero é um dos tantos argentinos que têm comparecido em peso nos estádios do Catar. "A gente quer muito jogar contra o Brasil. Seria lindo para o futebol. Estamos mais confiantes depois do que aconteceu no Maracanã no ano passado", disse, em referência à vitória sobre a Seleção Brasileira na final da Copa América, que findou um jejum de 28 anos sem título da Argentina.
Do lado brasileiro, os cantos provocativos aos rivais não fazem menção direta à possibilidade do encontro no próximo dia 13. Mas, nas arquibancadas, o assunto é tema de quase toda roda de conversa. "Eles são muito fortes, Messi está muito bem, mas seria gostoso ganhar dos caras", disse o brasileiro Rômulo Diego dos Santos.
Brasil x Argentina em Copas do Mundo
O possível encontro na semifinal acabaria com uma espera de 32 anos pelo clássico em Mundiais. Até aqui, foram quatro confrontos em Copas do Mundo, com duas vitórias brasileiras, um empate e um triunfo argentino.
O primeiro foi em 1974 e terminou com vitória do Brasil por 2 a 1, pela segunda fase – etapa que definia os finalistas. As duas seleções acabaram eliminadas da chave, cuja classificada foi a Holanda.
No Mundial seguinte, em 1978, o clássico terminou empatado sem gols, também pela segunda fase. A Argentina acabaria se classificando à final pelo saldo de gols após a polêmica goleada sobre o Peru na última rodada.
Em 1982, um novo encontro na fase anterior à decisão. O mágico Brasil, com elenco cheio de craques, fez 3 a 1 no maior rival. Porém, ficou fora da final após ser derrotado pela Itália.
A única vitória argentina foi em 1990. Diego Maradona fez grande jogada individual e serviu Caniggia, que definiu o triunfo hermano por 1 a 0 nas oitavas de final.
Brasil x Argentina em Copas do Mundo
- Brasil 2 x 1 Argentina - Segunda fase da Copa do Mundo de 1974
- Brasil 0 x 0 Argentina - Segunda fase da Copa do Mundo de 1978
- Brasil 3 x 1 Argentina - Segunda fase da Copa do Mundo de 1982
- Brasil 0 x 1 Argentina - Oitavas de final da Copa do Mundo de 1990