Tite vai quebrar a cabeça para armar a Seleção Brasileira contra a Coreia do Sul (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O técnico Tite ainda não sabe se terá um lateral-esquerdo de origem para escalar na Seleção Brasileira no jogo contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Titular, Alex Sandro é dúvida, pois ainda se recupera de problema no quadril. O reserva Alex Telles sofreu uma lesão no joelho direito que o tira do Mundial. No pior dos cenários, quais seriam as opções de improvisação para o Brasil?

O Superesportes lista a seguir as principais alternativas para o setor.




Marquinhos


O zagueiro do PSG foi o escolhido pela comissão técnica para desempenhar a função quando Alex Telles saiu machucado no jogo contra Camarões. O ponto negativo dessa escolha seria desmanchar a dupla de zaga consolidada com Thiago Silva. Nesse cenário, o capitão passaria a ter a parceria de Éder Militão ou Bremer no miolo defensivo.

Danilo


Dos que se lesionaram, é o que tem mais chances de jogar contra a Coreia do Sul. Está recuperado de lesão no tornozelo esquerdo e, apesar de originalmente ser lateral-direito, já atuou várias vezes no lado oposto com a camisa da Juventus. O clube italiano, porém, usa três zagueiros - na Seleção Brasileira, o desenho tático é formado com dois. O ponto positivo seria manter a dupla de zaga com Thiago Silva e Marquinhos. Já a lateral direita seria ocupada pelo zagueiro Militão, à frente na disputa com Daniel Alves.

Bremer


O zagueiro da Juventus, revelado pelo Atlético, foi um dos poucos destaques na derrota brasileira na última sexta-feira. Ele já atuou algumas vezes como lateral-esquerdo desde que se transferiu para o futebol italiano, mas é uma opção menos provável para o jogo com a Coreia, especialmente pela falta de experiência na Seleção Brasileira - foram apenas dois jogos até aqui.




Everton Ribeiro


O meia do Flamengo iniciou a carreira como lateral-esquerdo. No início do ano, atuou por aquele lado, numa função mais ofensiva, e desponta como uma possibilidade improvável para o setor no primeiro mata-mata da Copa do Mundo.

Fred


Canhoto, o volante pode atuar como lateral-esquerdo, embora tenha exercido a função raras vezes ao longo da carreira. Em 2021, jogou por lá para possibilitar a entrada de Donny van de Beek no time do Manchester United contra o Southampton. A situação chegou a render uma brincadeira do português Bruno Fernandes: "Vai, Roberto Carlos", escreveu o meia numa rede social.



Os lesionados


Alex Sandro iniciou bem a Copa do Mundo. Jogou a partida inteira contra a Sérvia (vitória por 2 a 0), mas precisou ser substituído na reta final do segundo tempo diante da Suíça (triunfo por 1 a 0).




O lateral da Juventus sofreu uma lesão muscular no lado esquerdo do quadril e não atuou na derrota para Camarões (1 a 0), na sexta-feira (2), no último compromisso pela fase de grupos. É dúvida para o jogo contra os coreanos, nesta segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no Estádio 974, em Doha.

Sem Alex Sandro, Tite recorreu ao outro lateral-esquerdo de origem que levou ao Catar: Alex Telles. O jogador do Sevilla foi bem nos minutos finais contra a Suíça e teve atuação regular enquanto esteve em campo diante de Camarões.

Durante o segundo tempo, porém, sofreu a lesão no joelho que abrevia o sonho de disputar o Mundial pela Seleção Brasileira. Deixou o gramado chorando, como se já previsse as más notícias trazidas pela ressonância magnética realizada horas depois.