Paulo Bento treinou Portugal na Copa do Mundo de 2014 e comanda a Coreia do Sul nesta Copa do Mundo (Foto: JUNG Yeon-je / AFP)



Adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo, a Coreia do Sul é comandada por Paulo Bento, ex-Cruzeiro. Esta será a quarta oportunidade em que o treinador português enfrenta a Seleção Brasileira. Em todas as três anteriores, ele perdeu.



 
Dugout
 

O primeiro encontro com a Canarinho ocorreu em setembro de 2013, quando o técnico estava à frente de Portugal. Bento comandou seu país natal entre 2010 e 2014, com 26 vitórias, 11 empates e dez derrotas em 47 jogos no período. 

Contra o Brasil, entretanto, o resultado não foi positivo para os lusos. Treinada por Felipão, a Seleção Brasileira venceu a Portuguesa por 3 a 1 no Gillette Stadium, em Boston, nos Estados Unidos. Gols de Thiago Silva, Jô e Neymar (BRA); Raul Meirelles (POR).

Amistosos entre Brasil e Coreia do Sul


Após o fim de sua passagem pela Seleção Portuguesa, Paulo Bento treinou Cruzeiro, Olympiacos e Chongqing Liangjiang, antes de assumir o comando da Coreia do Sul, em agosto de 2018.




De lá para cá, o técnico perdeu de goleada para o Brasil duas vezes. A primeira partida foi disputada em novembro de 2019, no Al Jazira Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 

Os gols do foram marcados pelo lateral-direito e pelo meia Lucas Paquetá, convocados para esta Copa do Mundo, além do meia-atacante Philippe Coutinho, que ficou de fora da lista de Tite devido à lesão.

Já em junho deste ano, as equipes se enfrentaram no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, capital da Coreia do Sul. Richarlison, Neymar (duas vezes), Coutinho e Gabriel Jesus balançaram as redes na vitória por 5 a 1 da Seleção Brasileira. Hwang Ui-jo descontou para os sul-coreanos.