Camarões levou virada, mas arrancou empate com Sérvia por 3 a 3 (Foto: ANDREJ ISAKOVIC/ AFP)

Tudo parecia decidido até que Aboubakar encontrou uma saída digna de craque no Estádio Al Janoub, nesta segunda-feira (28). O ex-atacante do Porto deixou o marcador no chão, marcou um belíssimo gol de cobertura e liderou Camarões em busca do empate por 3 a 3 com a Sérvia em um jogaço pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo, o mesmo do Brasil.



 
Show Player
 



Os camaroneses saíram na frente, com Castelletto. Mas, ainda no primeiro tempo, a Sérvia virou o jogo em apenas três minutos, gols de Pavlovic e Sergej Milinkovic-Savic.

A vantagem europeia aumentou logo no início da etapa final, em bonito lance finalizado pelo centroavante Mitrovic - que empilhou gols perdidos ao longo da partida.

No cenário adverso, brilhou a estrela de Aboubakar. Ele saiu do banco e, em pouco tempo, marcou o golaço de cobertura para diminuir a desvantagem e deu o passe para Choupo-Moting deixar tudo igual.




Com o resultado, o grupo fica embolado. Brasil e Suíça somam três pontos, enquanto Camarões e Sérvia têm um. Brasileiros e suíços completam a segunda rodada em jogo nesta segunda, a partir das 13h (de Brasília).

A rodada decisiva da chave será na sexta-feira (2), às 16h. Camarões enfrenta o Brasil em Lusail, enquanto Sérvia e Suíça medem forças no Estádio 974, em Doha.



Ausência de peso


Titular da Inter de Milão e da Seleção Camaronesa, o goleiro André Onana ficou fora da partida contra a Sérvia.




De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, a ausência se deveu a uma discussão do jogador com o técnico Rigobert Song sobre o estilo de jogo da equipe. Epassy o substituiu.


O jogo


A Sérvia teve mais a bola ao longo do primeiro tempo, mas Camarões conseguia finalizar com bastante frequência, especialmente em contragolpes e lances de bola parada.

E foi numa cobrança de escanteio que os africanos abriram o placar aos 28 minutos. Kunde bateu, N'koulou desviou na primeira trave e o zagueiro Castelletto, na segunda, só empurrou para o gol vazio. As estratégias não mudaram muito a partir daí e mantiveram o jogo em uma rotação acelerada.




Goleador sérvio, Mitrovic desperdiçou chances que não costuma perder. Sobrou para Pavlovic e Sergej Milinkovic-Savic, ambos nos acréscimos da etapa inicial, virarem o jogo a favor dos europeus.

Mitrovic desencantou no segundo tempo. A Sérvia trocou passes dentro da área com muita calma, e o atacante do Fulham completou para as redes: 3 a 1.

Quando o jogo parecia decidido a favor da Sérvia, um lance digno de craque recolocou Camarões na disputa. Aboubakar foi lançado, fintou o marcador e tocou por cobertura, aos 19. Golaço - para a explosão da atrasada da torcida nas arquibancadas, já que o lance só foi validado com auxílio do VAR.




Apenas três minutos depois, o empate. Em mais um contragolpe certeiro, Aboubakar encontrou Choupo-Moting. O jogador do Bayern de Munique finalizou com precisão e deixou tudo igual.

De lado a lado, as chances surgiram - e foram desperdiçadas -, e o ritmo da partida seguiu frenético. O 3 a 3 seguiu no placar.


CAMARÕES 3 X 3 SÉRVIA


Camarões
Epassy; Fai, Castelletto, N'Koulou e Tolo; Kunde (Ondoua, aos 22' do 2ºT), Anguissa (Oum, aos 36' do 2ºT) e Hongla (Aboubakar, aos 10' do 2ºT); Mbeumo (N'koudou, aos 36' do 2ºT), Toko Ekambi (Bassogog, aos 22' do 2ºT) e Choupo-Moting
Técnico: Rigobert Song

Sérvia
Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic (Babic, aos 33' do 2ºT) e Pavlovic (Mitrovic, aos 10' do 2ºT); Zivkovic (Radonjic, aos 33' do 2ºT), Lukic, Maksimovic, Tadic, Sergej Milinkovic-Savic (Grujic, aos 33' do 2ºT) e Kostic (Duricic, aos 47' do 2ºT); Mitrovic
Técnico: Dragan Stojkovic

Motivo: segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Data e horário: segunda-feira, 28 de novembro de 2022, às 7h (de Brasília)
Local: Estádio Al Janoub, Al Wakrah, no Catar

Gols: Castelletto, aos 29' do 1ºT, Aboubakar, aos 19', e Choupo-Moting, aos 21' do 2ºT (CAM); Pavlovic, aos 46', Sergej Milinkovic-Savic, aos 48' do 1ºT, e Mitrovic, aos 7' do 2ºT (SER)
Cartões amarelos: N'koulou, aos 24', e Bassogog, aos 30' do 1ºT (CAM); Luka Jovic, aos 49' do 1ºT, e Milenkovic, aos 48' do 2ºT (SER)

Público: 39.789 torcedores

Árbitro: Mohammed Abdulla (Emirados Árabes Unidos)
Assistentes: Mohamed Al Hammadi (Emirados Árabes Unidos) e Hasan Al Mahri (Emirados Árabes Unidos)
VAR: Nicolas Gallo (Colômbia)