Seguranças vetam protesto por morte de iraniana durante País de Gales x Irã (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)


Uma camisa com protesto pela morte da iraniana Mahsa Amini foi retirada do Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan, nesta sexta-feira (25/11), durante a partida entre País de Gales e Irã, pelo Grupo B da Copa do Mundo no Catar. Veja, na galeria abaixo:



O momento foi flagrado pela AFP (Agence France-Presse), agência de notícias francesa. Nas fotos, é possível ver os seguranças tomando a camisa, que estava com o nome Masha, e uma faixa, que dizia "Liberdade da vida da mulher".




O Irã vive uma onda de protestos em todo o país pela morte de Masha, de 22 anos. Ela faleceu enquanto estava sob custódia da polícia moral de Teerã, capital do país,  após violar as regras sobre o uso de hijab, o lenço tipicamente islâmico que cobre a cabeça das mulheres.

O governo informou que a mulher sofreu um infarto, mas houve denúncias de que ela teria sido atingida por um cassetete. Desde então, milhares de pessoas estão nas ruas protestando pelos direitos das iranianas.

Na estreia do Irã na Copa do Mundo, na derrota por 6 a 2 para a Inglaterra, imagens da transmissão mostraram uma mulher chorando durante o hino do país. Os jogadores da Seleção também se calaram durante o canto, o que foi interpretado como forma de protesto.




Além da proibição do protesto nesta sexta-feira, o Catar (junto à Fifa), vetou o uso de braçadeiras a favor dos direitos da comunidade LGBTQIAP+. O país sede da Copa também é alvo de acusações de más condições de trabalho aos imigrantes.