Uruguai, de Luis Suárez, fica no empate com Coreia do Sul (Foto: JEWEL SAMAD/AFP)

Em estreia pelo Grupo H da Copa do Mundo do Catar, o Uruguai empatou por 0 a 0 com a Coreia do Sul, nesta quinta-feira (24), no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan. 


 



O técnico Diego Alonso optou por deixar nomes de destaque, como Cavani e De La Cruz, no banco de reservas. Arrascaeta, que atua no Flamengo, e Cannobio, do Athletico-PR, também não iniciaram como titulares.

Na Coreia do Sul, a dúvida era se Son iria a campo ou não. O jogador sofreu uma fratura na face antes da Copa, mas mesmo assim foi convocado e começou de titular na equipe do técnico Paulo Bento.

Com o resultado, Uruguai e Coreia do Sul ficam com um ponto no Grupo H. Portugal e Gana, que se enfrentam nesta quinta, às 13h, fecham a primeira rodada da chave. 




Na próxima rodada, Uruguai encara Portugal, no dia 28 de novembro (segunda-feira), às 16h. No mesmo dia, a Coreia do Sul enfrenta a Gana, às 10h. 

O jogo


Os 45 minutos iniciais foram de poucas oportunidades claras. As duas seleções tentavam construir perigo e buscavam jogo a todo instante, porém nas finalizações ambas ficaram pouco minuciosas e acabavam não conseguindo sucesso.



A primeira chance relevante saiu aos 18 minutos. Valverde foi lançado na área e recebeu bom lançamento. O jogador dominou e bateu para o gol, mas a bola foi por cima do travessão.




Não muito tempo depois, os uruguaios tentaram novamente, no entanto Darwin Núñez não alcançou o passe de Pellistri e desperdiçou. Aos 25, foi a vez da Coreia trabalhar com Son. O atleta desceu em contra-ataque, passou por Cáceres e Valverde e chutou cruzado, porém foi parado pela zaga adversária.

Foi só aos 33 minutos que saiu o lance mais perigoso do duelo. Após trabalhar pela direita, a Coreia chegou ao ataque com Kim Moon-Hwan, que cruzou na medida para Hwang Ui-Jo. O atacante apareceu livre na área, sem marcação, mas pegou a bola de primeira muito forte e mandou para fora.

Próximo ao fim, o Uruguai ainda teve uma bela chance de sair na frente. Após cobrança de escanteio, o veterano Godín subiu mais que o marcador e mandou a bola na trave esquerda do goleiro Kim Seung-Gyu.





Com o mesmo cenário na volta dos vestiários, o primeiro a fazer mudanças e tentar algo novo foi o Uruguai, aos 15 minutos. Luis Suárez, que teve uma exibição muito abaixo do esperado, deu lugar a Cavani.

O time de Diego Alonso ficou mais ofensivo, pressionando o adversário e procurando mais a posse. Após tomar um susto da Coreia, o elenco uruguaio quase abriu o placar. Aos 35, Darwin Núñez recebeu e bateu colocado. A bola saiu forte e passou ao lado do gol de Kim Seung-Gyu.

Até o fim da partida o Uruguai se manteve no ataque e a Coreia tentando se defender. Os dois times pecaram em finalização e não conseguiram alterar a contagem.




Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul

Uruguai: Rochet; Martín Cáceres, Godín, José M. Giménez e Olivera (Viña); Vecino (De la Cruz), Bentancur, Valverde e Pellistri (Varela); Darwin Núñez e Luis Suárez (Cavani). Técnico: Diego Alonso

Coreia do Sul: Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Young-Gwon, Kim Min-Jae e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Lee Jae-Sung (Son Jun-Ho); Son Heung-Min, Hwang Ui-Jo (Cho Gue-Sung) e Na Sang-Ho (Lee Kang-In). Técnico: Paulo Bento

Cartões amarelos: Martín Cáceres (Uruguai)

Local: Estádio Cidade da Educação
Data: 24 de novembro de 2022, quinta-feira

Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)