O meia ganês Mohammed Kudus, de 22 anos, deu uma declaração polêmica, nesta quarta-feira (23), afirmando que Neymar não é melhor que ele. Segundo o jogador da seleção de Gana, o craque brasileiro “é apenas um jogador mais famoso”.
Hoje, é difícil afirmar que Kudus é realmente melhor que Neymar. As carreiras dos dois jogadores estão em patamares completamente diferentes, mesmo que se considere a do brasileiro somente até seus 22 anos. Mas que o meia do Ajax é autoconfiante, é algo que não se pode negar.
Apesar da declaração um pouco exagerada, Kudus é um considerado uma promessa do futebol mundial e tem bons números pelo Ajax na temporada. Mesmo não sendo um titular absoluto, o jovem meia participou de todos os jogos de seu clube em 2022/23, seja começando o jogo ou entrando no decorrer da partida.
Até agora, Kudus entrou em campo 21 vezes pelo Ajax na temporada, marcando 10 gols e dando duas assistências. Foram 980 minutos em campo, o que representa uma média de uma participação em gol a cada 81,6 minutos.
Quando o recorte é a Champions League, o desempenho de Kudus fica ainda melhor. Em seis jogos, o meio-campista marcou quatro gols e deu uma assistência, participando, em média, de um gol por jogo.
Carreira de Mohammed Kudus
O meia canhoto de 22 anos começou sua carreira nas categorias de base do Right to Dream, de Gana, seu país natal, antes de se aventurar na Europa. No Velho Continente, Mohammed Kudus jogou primeiro na Dinamarca, atuando nas temporadas de 2018/19 e 2019/20, pelo Nordsjaelland, da Dinamarca.
Após bom desempenho na liga dinamarquesa, Kudus foi contratado pelo Ajax na temporada 2020/21, por 9 milhões de euros (R$ 55 milhões na cotação da época), e após rápida passagem pelo time B da equipe holandesa, onde marcou cinco gols em cinco jogos, o jogador se firmou de vez no elenco principal de seu clube.
Tanto Kudus quanto Neymar estreiam na Copa do Mundo nesta quinta-feira (24). Enquanto Gana enfrenta Portugal, de Cristiano Ronaldo, às 13h, o Brasil pega a Sérvia, às 16h.
Neymar é vítima de provocações
Principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar tem sido vítima de provocações de adversários. A última delas veio de um garoto sérvio que afirmou que o Brasil iria perder de 3 a 0 para a Sérvia e alfinetou: “Neymar vai cair e chorar igual a um bebê”.
Neymar também foi chamado de “arrogante” pelo jornal alemão “Bild”, por ter publicado uma montagem com o símbolo da CBF em uma bermuda com a sexta estrela, "antecipando" o hexa.
O jogador se defendeu com uma publicação no Twitter, onde escreveu que "Sonhar, almejar e colocar seu objetivo como prioridade não é menosprezo ao seus rivais e sim uma meta pra você ir em busca. Amanhã começa. Vamo que vamo".
O atacante Richarlison, companheiro de ataque de Neymar, também saiu em defesa do colega de seleção. Veja no vídeo abaixo: