A Seleção Uruguaia foi a campeã da primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, em seu país (Foto: Arquivo/Fifa)


 
A primeira Copa do Mundo foi disputada no ano de 1930, no Uruguai. Até a definição da data e local, encontros foram realizados para que uma competição mundial de futebol fosse concretizada. Terceiro presidente da história da Fifa - eleito em 1920 -, Julies Rimet foi quem contribuiu na organização do primeiro campeonato, hoje um dos mais importantes do esporte. 




Em 1928, a taça que levava o nome do dirigente foi feita, e a escolha do país sul-americano se deu por conta da campanha do time uruguaio nas Olimpíadas de 1924 e 1928. Além disso, o país comemorava o centenário de sua Constituição.
 
Sendo o único Mundial no qual os países não precisaram disputar a vaga, mas, sim, se inscreverem, 7 seleções sul-americanas, 4 europeias e 2 norte-americanas participaram do torneio. 

Entretanto, até o prazo de inscrição das seleções afiliadas da Fifa, apenas países sul-americanos manifestaram interesse de participar. Europeus alegaram como entrave a distância e a dificuldade de transporte até o extremo sul da América. 




As partidas foram todas em Montevidéu, capital uruguaia, mas em estádios diferentes: Gran Parque Central, Pocitos e Centenário. O último e mais importante foi construído especialmente para o evento esportivo, ao mesmo tempo que homenageou a data importante da Costituição.
 
As seleções foram divididas nos Grupos A (Argentina, Chile, França e México), B (Brasil, Bolívia e Iugoslávia), C (Uruguai, Peru e Romênia) e D (Estados Unidos, Paraguai e Bélgica). 
 
Disputado de 13 de julho a 30 julho, o Mundial teve seu primeiro gol na partida entre França e México, pela fase de grupos, aos 19 minutos de jogo. 



Após a etapa de grupos, Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos passaram para as fases finais. A Agentina venceu os Estados Unidos por 6 a 1, sendo que a Iugoslávia foi derrotada pelo alfitrião pelo mesmo placar. 

Já na decisão, o Uruguai ganhou da Argentina por 4 a 2. O jogador argentino Monti teria sido ameaçado de morte caso ajudasse sua seleção a ser campeã. 

Participação da Seleção Brasileira  

Cabeça de chave do Grupo B, o Brasil perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1, em 14 de julho. Ainda viu a seleção europeia se classificar, ao vencer a Bolívia por 4 a 0. Cumprindo tabela, a Seleção Brasileira goleou o país vizinho por 4 a 0. 




 
comando técnico estava com Píndaro de Carvalho Rodrigues, que cumpria, simultaneamente, a função de médico da delegação.

Desde 1930, o Brasil é a única seleção que participou de todas as Copas.

Cobertura midiática


Cerca de 500 jornalistas transmitiram o Mundial por rádio, jornal e cinema. O meio usado entre a documentação feita pelos profissionais e as redações era o telégrafo. 

As filmagens daquela Copa estão armazenadas na Cinemateca Nacional do Uruguai, em Montevidéu.