Lateral-direito Daniel Alves foi convocado pela Seleção Brasileira para a Copa (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Aos 39 anos, Daniel Alves bateu um recorde nesta segunda-feira (7/11). Homem de confiança do técnico Tite, o lateral-direito se tornou o brasileiro mais velho a ser convocado para uma Copa do Mundo. Mas engana-se quem pensa que o jogador do Pumas é unanimidade.





Pelo contrário. Dani Alves, que superou Djalma Santos (que disputou o Mundial de 1966 aos 37 anos), viveu uma temporada com pouco brilho e muitas críticas no México. Foram apenas 12 jogos. Nos últimos meses, tem treinado com a equipe B do Barcelona.

Questionado sobre a convocação do lateral, Tite se justificou. "O critério para o Daniel Alves é o critério de todos. Premia qualidade técnica individual, aspecto físico e traz o seu aspecto mental, tal qual os outros - alguns com uma ou outra a mais qualidade", pontuou o comandante.

Críticas na internet se multiplicaram assim que o nome de Dani foi citado por Tite na lista dos 26 convocados. O treinador, porém, manteve a convicção.



"Eu não vim aqui para agradar as pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais, e que se expressam ali. É um público que não sei que percentual é do povo brasileiro. Por que vou me remeter a eles? O que eu posso fazer?", questionou, de forma veemente.

"E isto eu faço: eu respeito opiniões divergentes. Eu não estou aqui para convencer todas essas pessoas, não tenho essa pretensão e não quero. Não quero. Só quero dar dados informativos, verdadeiros, para que as pessoas façam a sua própria análise e democraticamente tenham a sua opinião", prosseguiu.

Aspectos físicos, táticos e técnicos


Ao longo da entrevista coletiva de quase uma hora, Tite falou sobre Daniel Alves em diferentes momentos. Em uma das respostas, passou a bola para o preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian.



"O Dani não veio na convocação de setembro devido a problemas físicos", iniciou. "Ele estava com baixos níveis de potência e força. Foi falado isso a ele", continuou.

Meses depois, a comissão técnica da Seleção Brasileira voltou a visitar Daniel Alves, desta vez na Espanha, onde o lateral tem treinado com o Barça B.

"Observamos dois dias de treinamento dele lá e ele mostrou grande evolução nesse quesito de força e potência. Esses números (dos treinamentos) nos deram mais segurança ainda quanto à convocação dele nesse aspecto físico", analisou.



Tite também chamou para a conversa o ex-jogador César Sampaio, que integra a comissão técnica da Seleção, para falar sobre a liderança de Dani.

"O Dani é um cara fantástico. O quanto ele é comprometido com o novo, o quanto isso instiga, o quanto ele se mobiliza e mobiliza o entorno. É um cara que tenho como referência dentre aqueles que convivi como atleta e agora como gestor técnico. É importantíssimo para o momento", frisou.

E o próprio Tite avalizou o lateral-direito do Pumas nos aspectos tático e técnico. "Não vai ter lateral ofensivo. Vai ter lateral construtor. E a qualidade técnica individual que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante", disse.

"A qualidade técnica individual para ele ser um articulador, um organizador. Nós não temos nele um jogador de 60, 70 metros de ida e 60, 70 metros de volta. Não. Ele tem a capacidade de organização. Essa é a função dele, é isso que ele pode nos proporcionar", completou.