Luís Castro foi anunciado pelo Botafogo em março do ano passado (Foto: Iconsport)


O português Luís Castro aceitou a proposta do Al Nassr, time em que Cristiano Ronaldo atua na Arábia Saudita, e vai deixar o Botafogo. O técnico comandará a equipe pela última vez nesta quinta-feira (29), às 21h, na partida contra o Magallanes, pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, no Nilton Santos. O time joga para garantir o primeiro lugar do grupo.




 

Ainda não houve oficialização sobre a decisão do profissional, mas o alvinegro já tem um alvo definido: o também português Bruno Lage, que está sem clube. O último trabalho dele foi no Wolverhampton, da Inglaterra, no ano passado.

A passagem de Luís Castro pelo Botafogo


Luís Castro foi anunciado pelo Botafogo em março do ano passado. Ele estava no Al Duhail, do Catar, e foi o escolhido de John Textor para a nova fase da equipe, que havia virado SAF recentemente. Uma das ideias era construir e implantar um estilo de jogo próprio em todas as categorias do clube.

 

 

 

No primeiro ano de trabalho, foram 41 jogos, com 17 vitórias, oito empates e 16 derrotas. O time terminou o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação e conseguiu vaga para a Sul-Americana.




 

Neste ano, Castro comandou o time, até aqui, em 38 partidas, com 25 vitórias, seis empates e sete derrotas. Ele chegou a balançar no cargo após a fraca campanha no Campeonato Carioca, mas deu a volta por cima e deixa o clube na liderança do Brasileirão.

 

O Botafogo tem 30 pontos na competição nacional, com dez vitórias em 12 rodadas disputadas -- um aproveitamento de 83%. Foram apenas duas derrotas e zero empate.

 

 

 

Na Sul-Americana, o time lidera o grupo A, com nove pontos, mesmo número da LDU, segunda colocada. O clube carioca leva vantagem em gols pró. O alvinegro briga para manter a primeira colocação e conseguir vaga direta nas oitavas; mesmo que fique em segundo, terá a chance de disputar o play-off contra algum time vindo da Libertadores.




 

A carreira de Luís Castro

 

  • Técnico passou pelo Porto e conquistou títulos na base do clube
  • Teve passagens por outros clubes portugueses como Rio Ave e Vitória de Guimarães
  • Foi campeão ucraniano em 2019/20 pelo Shakhtar Donetsk
  • Trabalhou no Al-Duhail do Catar, sendo campeão da Copa do Emir
  • Chegou ao Botafogo em março de 2022
  • Deixa o Botafogo sem títulos de expressão (levou a Taça Rio deste ano)