Athletico-PR venceu o Botafogo com um golaço de Alex Santana, que fez valer a lei do ex no Brasileirão (Foto: Iconsport)


O Athletico-PR venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite deste sábado (3), na Arena da Baixada, e chegou à 4ª posição do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos. O gol da vitória foi marcado por Alex Santana. O Alvinegro, derrotado apenas pela segunda vez em nove rodadas, continua como líder isolado da competição, com 21 pontos.






O líder do campeonato voltou a ser derrotado pelo Furacão em Curitiba como no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Eliminado pelo rival desta noite no mata-mata na última quarta (31), o Alvinegro agora foca na liderança do Brasileirão e na Copa Sul-Americana.

Dugout


FICHA TÉCNICA 
ATHLETICO-PR X BOTAFOGO


Data do jogo: 3º de junho de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Duração: 99 minutos (48 + 51) 
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Competição: Campeonato Brasileiro
Público: 18.684 presentes
Renda: Não divulgada
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Alex Santana (Athletico-PR), aos 41/1ºT
Cartões amarelos: Alex Santana (Athletico-PR), aos 36/1ºT; Terans (Athletico-PR), aos 33/2º T.
Athletico-PR: Bento, Khellven, Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Fernando; Alex Santana (Erick, 33/2º T), Hugo Moura e Terans (Christian, 33/2º T); Cannobio (Rômulo, 39/2º T), Cuello e Vitor Roque (Thiago Andrade, 33/2º T). Técnico: Paulo Turra.



Botafogo: Lucas Perri, Di Placido (Rafael, 30/2º T), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Kayque, 25/2º T) e Lucas Fernandes (Janderson, 17/2º T); Júnior Santos (Lucas Piazon, 25/2º T), Luis Henrique (Victor Sá, 17/2º T) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

Athletico-PR x Botafogo: gols e lances importantes

O jogo era acelerado, mas com poucas chances de gol, até que Alex Santana tirou o zero do placar. O volante do Athletico-PR soltou uma bomba de fora da área e marcou um golaço para abrir o placar, aos 41 minutos do primeiro tempo.



No segundo tempo, as grandes atuações dos gringos David Terans e Canobbio fizeram diferença em meio às dificuldades de criação do Botafogo. O Athletico esteve mais perto de ampliar o placar do que sofrer o empate, em chances aos 11, 22 e 30 minutos do segundo tempo, criadas por Terans e finalizadas por Canobbio.



O Alvinegro respondeu com Tiquinho Soares, apenas aos 28 do segundo tempo, na única boa chance do Bota no jogo. No fim, Victor Sá, que entrou bem no jogo, chutou com perigo, mas Bento salvou o Furacão aos 44 do segundo tempo.

Lei do ex mais uma vez


Com passagem pelo Botafogo, Alex Santana fez valer a lei do ex mais uma vez no futebol brasileiro. Em sua especialidade, o chute de fora da área, o volante marcou um belo gol para o Athletico. 

Alex Santana fez um golaço para o Athletico-PR contra o Botafogo (Foto: José Tramontin/Athletico)


 

Provocação em Curitiba


No fim do jogo, a torcida do Athletico-PR provocou o Botafogo com gritos de "Eliminado!". Os cânticos foram em alusão à classificação do Furacão sobre o Alvinegro nas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistada com vitória nos pênaltis, na quarta (31), no Nilton Santos. 



Próximos jogos do Athletico-PR


Athletico-PR x Libertad, Libertadores, Arena da Baixada, 6 de junho (terça-feira), às 19h (de Brasília).
América-MG x Athletico-PR, Brasileirão, Estádio Independência, 11 de junho (domingo), às 11h (de Brasília).

Próximos jogos do Botafogo


LDU x Botafogo, Copa Sul-Americana, Estádio Casablanca, 6 de junho (terça), às 23h
Botafogo x Fortaleza, Campeonato Brasileiro, Estádio Nilton Santos, 10 de junho (sábado), às 18h30