Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo já pode se aproveitar de uma "gordura" criada nas rodadas iniciais. Contra o América-MG, neste domingo, às 19h, no Nilton Santos, o alvinegro deve entrar em campo com um time muito modificado em relação ao último jogo. E isso, é claro, ainda pode fazer diferença para o planejamento do clube para as outras competições que o time disputa na temporada.
O ótimo começo de Brasileirão do Botafogo permite ao clube um pequeno privilégio. Independente dos resultados deste domingo, o alvinegro vai terminar a rodada na liderança da competição. Mesmo em caso de derrota para o América-MG e vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG, no Mineirão, o time de Luís Castro seguirá na liderança da competição. Afinal, o Botafogo tem 18 pontos e seis vitórias, enquanto o time paulista tem 15 pontos e quatro vitórias.
Com uma dura maratona de jogos desde abril, o técnico Luís Castro vem rodando o elenco. E isso se tornou ainda mais necessário nesta semana. Depois da importante vitória sobre o César Vallejo, na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, a delegação do alvinegro só chegou no Rio de Janeiro na noite de sexta-feira. Assim, o treinador só teve o sábado para preparar o time para enfrentar o América-MG.
Botafogo também tem decisão na quarta-feira
Além disso, na próxima quarta-feira, o Botafogo tem outro duelo decisivo. O alvinegro recebe o Athletico-PR, no Nilton Santos, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com a derrota por 3 a 2 em Curitiba, somado ao cansaço pelo jogo no Peru na quinta-feira, Luís Castro deve poupar nomes importantes do elenco para o duelo com o Furacão.
Jogadores como Marçal, Victor Sá, Eduardo e Marlon Freitas devem começar a a partida deste domingo no banco de reservas. Além disso, suspenso pelo terceiro amarelo, Tiquinho Soares também vai poder "descansar" para a decisão com o Athletico-PR.
Isso tudo, é claro, não signfica que o Botafogo está abrindo mão do jogo contra o América-MG. Luís Castro tem repetido que o alvinegro "não tem um time titular" e que confia no elenco. E os jogadores já deram provas de que compraram a ideia e, mesmo com o time modificado, podem conseguir mais um resultado positivo para - quem sabe? - aumentar ainda mais essa "gordura" na liderança do Brasileirão.