Líder do Campeonato Brasileiro e nas oitavas da Copa do Brasil, o Botafogo ainda disputa a Copa Sul-Americana nesta temporada. E, nesta quinta-feira (4), contra a LDU (EQU), no Nilton Santos, às 21h (de Brasília), o alvinegro disputa o primeiro dos nove jogos que terá em maio. Uma vitória coloca o time carioca na liderança do Grupo A. Além disso, também pode amenizar a situação do clube nesta sequência de jogos.



 

Botafogo pode virar líder do Grupo A da Sul-Americana em caso de vitória nesta quinta (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

 
 
Atualmente na segunda colocação, com quatro pontos, o Botafogo tem dois a menos que a própria LDU, adversário desta quinta. Se vencer, o time pode ficar em uma situação um pouco mais confortável na competição, o que pode significar um alívio no mês de maio.
 
Vale lembrar que, na Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada chave se classifica direto par as oitavas de final. O segundo ainda disputa um play-off contra o terceiro colocado de algum dos grupos da Copa Libertadores.

Com a maratona de jogos do Botafogo, que teve início ainda em abril, a diretoria do Botafogo já admitiu a necessidade de administrar o elenco. O técnico Luís Castro já fez isso, por exemplo, no jogo de volta contra o Ypiranga, pela Copa do Brasil, quando já havia vencido a partida de ida. Na ocasião, o português escalou um time praticamente reserva. 




Nesta maratona de jogos, o Botafogo ainda encara o Universidad César Vallejo, no dia 25, pela Copa Sul-Americana, fora de casa. O time peruano é o lanterna do Grupo, com apenas um ponto em três jogos.

 
Caso esteja na liderança da chave e a depender da sequência de jogos, pode ser uma nova oportunidade do técnico Luís Castro poupar jogadores que estejam mais prejudicados fisicamente. Antes desta partida, o alvinegro ainda tem o clássico com o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Atualmente, o tricolor é o quinto colocado da competição, três pontos atrás do Botafogo. 
 
 

Assim, lutando em três frentes e em meio a uma maratona de jogos, a partida contra a LDU se torna ainda mais importante para o planejamento do Botafogo. E uma vitória pode significar um possível alívio no duro calendário do alvinegro neste mês de maio.