Luís Castro terá que administrar elenco do Botafogo na maratona de maio (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

 

Depois de um abril quase perfeito, o Botafogo tem uma nova maratona pela frente. E essa ainda mais importante. Em maio, o alvinegro terá nove jogos em 28 dias, por três competições diferentes. E vai colocar o elenco à prova neste mês que é encarado pela diretoria como um período essencial para o planejamento do clube para o restante da temporada.



 
Líder do Campeonato Brasileiro - com apenas três rodadas, é verdade -, o Botafogo também tem pela frente duelos importantes pela Copa Sul-Americana e, em breve, começará a definir o confrotno das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. E essa maratona já começa na próxima quinta-feira (4), contra a LDU, no Nilton Santos, em confronto direto pela liderança do Grupo A da competição continental.
 

Botafogo vai priorizar alguma competição? 


Com três frentes de disputa no calendário do Botafogo, velhas questões do futebol brasileiro aparecem no horizonte do clube neste momento: qual competição priorizar? Poupar jogadores em quais partidas? 

O diretor de futebol André Mazzuco tem evitado falar sobre "prioridades" do clube na temporada. Mas admitiu a possibilidade de "administrar" o elenco em algumas partidas. Afinal, ao passar pelo mês de maio, o Botafogo pode começar a traçar com mais clareza seus objetivos para a sequência da temporada. 

- A gente fala muito, o próprio Luis (Castro), que temos uma equipe não só de 11 jogadores. Mostra até nos últimso jogos que não eram os jogadores que vinham atuando frequentemente nos jogos, como na Copa do Braisl. Esse é o caminho. Você ter um elenco qualificado para que esse elenco possa te dar soluções nesse desgaste nesse número de jogos que a gente vai ter. É onde a gente têm atuado, os jogadores sabem disso - afirmou Mazzuco, na última terça-feira, na sede da CBF, antes de completar. 




- Todo jogo, toda vitória é uma conquista do elenco todo. E todo mundo que está jogando tem a chance de ser titular num jogo, tem a chance de descansar no outro. A gente vai ter que administrar isso, sem dúvida nenhuma. A gente tá falando de Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana também. Vai ser um mês importantíssimo para o nosso planejamento - concluiu o dirigente.
 
 
 
Em abril, o Botafogo também teve nove jogos e saiu invicto. Foram oito vitórias e um empate. Um aproveitamento de 92,5%. Agora, o desafio será ainda maior. Mas o elenco do alvinegrou já deu indícios que pode aguentar a maratona e seguir firma nas três competições que o clube disputa, ainda mais na expectativa do grupo ser ainda melhor reforçado na janela de transferências do meio do ano. Por isso, passar bem por essa maratona será essencial para o 2023 do Botafogo.