Tiquinho Soares comandou goleada do Botafogo pelo Campeonato Carioca (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo não teve muito trabalho para golear o lanterna do Campeonato Carioca. Neste domingo, o Fogão fez 4 a 0 no Boavista, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela sétima rodada do Estadual. No outro jogo do dia, o Bangu venceu o Madureira por 1 a 0, gol de Luis Felipe, de pênalti, no Estádio Moça Bonita.




Em que pese a fragilidade do Boavista, único time que ainda não venceu no Carioca, o Botafogo mostrou pontos positivos, especialmente pelo lado esquerdo de ataque, com Victor Sá. Tiquinho Soares fez uma boa parceria e apareceu com frequência para dar apoio. O centroavante também mostrou faro de artilheiro e fez os primeiros gols em 2023.

Com a vitória, o Botafogo pulou para 13 pontos em seis jogos (o clássico com o Vasco foi adiado) e está na vice-liderança. O Boavista continua com dois pontos e na lanterna. Na próxima rodada, o Fogão enfrenta o Bangu, sábado, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Luso-Brasileiro. Já o Boavista visita o Audax, domingo, às 15h30 (de Brasília).

O jogo


O Botafogo não demorou a abrir o placar. Aos três minutos, Tiquinho Soares aproveitou vacilo da defesa do Boavista, roubou a bola na intermediária, invadiu a área e fuzilou: 1 a 0. Foi o primeiro gol do centroavante em 2023.




O Fogão passou a encontrar dificuldade para criar. O Botafogo rodava a bola, mas parava na zaga rival, até que Victor Sá mostrou categoria. Ele fez lindo lançamento para Tiquinho Soares. O centroavante, na área, dominou e fez 2 a 0.

O Botafogo quase ampliou aos 29 minutos. O Fogão novamente roubou a bola no campo de ataque e acelerou. Victor Sá recebeu de Tiquinho Soares e cruzou para Lucas Piazon. O chute dele, contudo, foi travado.

Técnico do Boavista, Leandrão mudou ainda no primeiro tempo. O esquema com três jogadores não conseguiu segurar o Botafogo. Assim, ele tirou o zagueiro Diogo Rangel e colocou o atacante Berê, além de trocar Wandinho por Carlos Daniel, um homem de frente por outro.




A zaga do Boavista foi fundamental aos 38 minutos. Gabriel Pires recebeu pela esquerda, limpou dois jogadores e emendou, mas o zagueiro Elivelton bloqueou e impediu um golaço do meia. O Fogão conseguiu ampliar na reta final do primeiro tempo. Aos 44, após cobrança de escanteio, o goleiro Leandro espalmou para a entrada da área. Victor Sá bateu e fez 3 a 0.

O Boavista assustou no começo do segundo tempo. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Kevem desviou e levou perigo. A bola foi por cima. O Fogão respondeu aos dez minutos. Gabriel Pires roubou a bola no ataque. Ela ficou com Victor Sá. O chute, entretanto, desviou na zaga e foi para escanteio.

O técnico Luís Castro fez as primeiras mudanças no Botafogo. Ele colocou Patrick de Paula e Gustavo Sauer. Saíram Marlon Freitas e Lucas Piazon. O lado esquerdo do Fogão apareceu bem novamente. Em bela trama por ali, Victor Sá avançou recebeu de Tiquinho e marcou. Contudo, estava impedido. O gol foi anulado.




O caminho das pedras era mesmo pela esquerda. Tiquinho Soares recebeu na área pelo setor e cruzou para Patrick de Paula. Ele emendou de primeira e fez um belo gol: 4 a 0, aos 24 minutos.

O Botafogo continuou mandando no jogo com tranquilidade e assim venceu no Mané Garrincha.

BOAVISTA 0X4 BOTAFOGO


Boavista

Fernando; Kevem, Diogo Rangel (Berê) e Elivelton; Jairo (Cayo Tenório), Israel (Lucas Lucena), Ryan e Peu; Marquinhos (Ramon), Wandinho (Carlos Daniel) e Matheus Alessandro. Técnico: Leandrão.

Botafogo

Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Patrick de Paula), Gabriel Pires (JP Galvão); Lucas Piazon (Gustavo Sauer), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.




Gols: Tiquinho Soares, aos 3' e aos 20' do 1ºT, Victor Sá, aos 44' do 1ºT, e Patrick de Paula, aos 24' do 2ºT
Cartões amarelos: Rafael e Cuesta (Botafogo)

Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data e horário: 5 de fevereiro de 2023 (domingo), às 16h
Árbitro: Matheus Carneiro Torres
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Wallace Muller Barros Santos