O Botafogo se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira. Os alvinegros venceram por 3 a 0 Ceilândia-DF, no Nilton Santos.
Os donos da casa dominaram os 90 minutos. Os cariocas abriram o placar no primeiro tempo, com Patrick de Paula. Na etapa final, Matheus Nascimento marcou duas vezes para decretar a vitória alvinegra.
Agora, o Botafogo volta a focar no Campeonato Brasileiro. Os alvinegros recebem o Fortaleza, neste domingo, no Nilton Santos.
O jogo
O Botafogo começou tentando pressionar o Ceilândia, mas só criou boa chance aos 15 minutos, em chute de Diego Gonçalves. Só que os visitantes responderam em seguida. Matheus Guarujá recebeu passe e chutou da entrada da área, mas parou em Douglas Borges.
Depois de um início movimentado, o jogo ficou muito concentrado na intermediária de ataque do Botafogo. Os donos da casa tinham a posse de bola, mas não criaram bons lances. Somente aos 40 minutos, os cariocas abriram o placar no Nilton Santos. Matheus Nascimento chutou, o goleiro deu rebote e Patrick de Paula mandou para a rede. Assim, os botafoguenses foram para o intervalo a frente no marcador.
No segundo tempo, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Botafogo manteve a postura ofensiva e quase ampliou aos oito minutos, novamente com Patrick de Paula. De tanto insistir, os alvinegros ampliaram aos 20. Chay tocou para Matheus Nascimento, que tocou na saída do goleiro.
O Ceilândia só assustou após o revés. Filipino cobrou falta, mas Douglas Borges fez boa defesa. Depois, Matheus Guarujá chutou cruzado, pela linha de fundo.
Só que o Botafogo não diminuiu o ritmo e chegou ao terceiro gol aos 36 minutos. Matheus Nascimento recebeu passe na área e mandou para o gol. A bola desviou em um defensor e enganou o goleiro Matheus Kayser.
Nos minutos finais, os donos da casa passaram a administrar o resultado. A torcida fez a festa e comemorou a classificação botafoguense na Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ 3 X 0 CEILÂNDIA-DF
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de maio de 2022 (Quinta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
Renda: R$ 346.791,00
Público: 17.385 pagantes
Cartões amarelos: Chay e Patrick de Paula (Botafogo)
GOLS
BOTAFOGO: Patrick de Paula, aos 40min do primeiro tempo; Matheus Nascimento, aos 20 e 36min do segundo tempo
BOTAFOGO: Douglas Borges, Renzo Saravia (Daniel Borges), Joel Carli, Kanu (Klaus) e Hugo (Niko Hamalainen); Patrick de Paula, Del Piage (Kayque) e Chay; Lucas Piazón, Diego Gonçalves (Rikelmi) e Matheus Nascimento
Técnico: Luís Castro
CEILÂNDIA: Matheus Kayser, Gabriel Vidal, Fernando Gomes, Igor e China (Gleissinho); Dudu (Werick), Geovane, Matheus Guarujá, Filipinho (Maycon) e Fernandinho (Peninha); Roberto Pitio (Gabriel Pedra)
Técnico: Adelson de Almeida