Ex-técnico do América, Lisca foi anunciado nesta terça-feira (13/9) pelo Avaí, seu terceiro clube em menos de três meses no futebol brasileiro. Ele deixou o Santos nessa segunda-feira, em comum acordo com a diretoria.
Lisca acertou com o Peixe após comandar o Sport em apenas quatro jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. Pela equipe paulista, foram nove partidas, com três vitórias, três empates e três derrotas.
Segundo o presidente Andres Rueda, o clube não poderia vincular a decisão de manter ou não o treinador com o clássico do final de semana, contra o Palmeiras. O dirigente afirmou que "é melhor pecar pela ação do que pela omissão".
A relação de Lisca com a torcida vinha se desgastando, especialmente após os últimos três jogos. O treinador chegou a ouvir gritos de "burro" e vaias por parte dos santistas.
A demissão, no entanto, não estava prevista. Rueda declarou em mais de uma oportunidade que a ideia era manter Lisca até o final de seu mandato e que confiava no trabalho do técnico.
O Avaí será o quarto clube do técnico de 50 anos após a saída do América. Antes das rápidas passagens em 2022, ele esteve no Vasco durante 12 jogos no ano passado. Vale destacar que, ao menos oficialmente, o gaúcho não foi demitido em nenhum desses times.
Lisca no América
O último trabalho a longo prazo de Lisca foi justamente no Coelho. No clube mineiro, ele fez história ao levar o time à semifinal da Copa do Brasil em 2020 e ao acesso à Série A no mesmo ano.
Em 2021, pediu demissão. O trabalho de um ano e quatro meses rendeu aproveitamento total de 59,7%, com 40 vitórias, 27 empates e 15 derrotas em 82 jogos.
A estreia de Lisca será contra um ex-rival, o Atlético. O Avaí receberá o Galo no sábado, às 16h30, na Ressacada, em Florianópolis, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time catarinense está na 18ª posição, com 25 pontos, enquanto os mineiros ocupam o sétimo lugar na tabela, com 40 pontos.