Galo venceu o Coelho nos dois jogos da final do Mineiro de 2023 (Foto: SUSA/Icon Sport)

 
Atlético-MG e América-MG fazem mais um clássico neste domingo (2), às 16h, no Mineirão. O histórico geral já é bem favorável ao Galo, mas nos últimos dez anos esse domínio alvinegro se sobressai ainda mais.




Nos últimos dez anos, Atlético e América se enfrentaram em 34 jogos, passando por Campeonato Brasileiro, Mineiro, Libertadores e até na extinta Primeira Liga. Ao todo, o Galo venceu 20 jogos, enquanto o Coelho só conseguiu três vitórias. Eles empataram outras 11 vezes.

O domínio atleticano se dá também no quesito bola na rede. Nesse período, o Galo fez 62 gols, que dá média de 1,8 gol por jogo. Já o Coelho marcou 28 gols, uma média de 0,8. Ou seja, o alvinegro tem um gol a mais por jogo, o que explica o alto número de vitórias.

Outra comparação que mostra um crescimento do domínio atleticano é a porcentagem de vitórias. Em toda a história, segundo dados do próprio Atlético, foram 423 jogos entre os clubes, com o Galo vencendo 49,8% (211) dos jogos.



 
 
 
Já em jogos oficiais (284), a porcentagem de vitórias alvinegras aumenta para 54,9% (156). Nos últimos dez anos, essa porcentagem foi de 58,8%, o que prova um aumento do domínio atleticano no clássico.

Tabu bem longo a favor do Atlético-MG


Além desse período favorável nos últimos dez anos, o Atlético tem ainda um longo tabu contra o América para manter neste domingo. Em jogos no Mineirão, o Galo não perde para o Coelho há 18 anos.

A última vitória americana contra o Atlético no Mineirão foi em março de 2005, 1 a 0 pelo Campeonato Mineiro. Desde então, foram 16 jogos no estádio, com nove vitórias atleticanas e sete empates.