Rival do Atlético-MG na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, o Libertad (PAR) sonha em vencer o jogo e roubar a vaga do Galo. O time paraguaio foi campeão nacional recentemente, mas não atua há quase 20 jogos. Saiba como eles chegam para o confronto.
O Libertad foi campeão do Apertura, primeiro turno do campeonato paraguaio, que terminou no dia 09 deste mês. Essa foi, inclusive, a última vez que o adversário do Atlético entrou em campo, ou seja, são 18 dias sem jogar, o que pode impactar no ritmo do time.
Apesar do título nacional, o Libertad não vence há três jogos, sendo dois pelo campeonato paraguaio e um pela Libertadores (0x1 Athletico-PR). Os paraguaios não ficam quatro jogos sem vencer desde outubro de 2022, quando ficaram por cinco no clausura (segundo turno).
Ou seja, se o Atlético segurar o Libertad, resultado suficiente para se classificar, vai impor algo inédito para os paraguaios em 2023. Para isso, o Galo terá que focar em melhorar sua bola aérea, ponto fraco do alvinegro mineiro e forte do alvinegro paraguaio, como citou Felipão após a derrota para o Fortaleza.
Diferença de calendários
Atlético e Libertad se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos, em 6 de abril, com vitória paraguaia por 1 a 0. Desde então, os clubes entraram em campo 21 e 16 vezes, respectivamente. A questão do calendário, com vários jogos e viagens, virou pauta no Galo após o atacante Hulk reclamar depois do último jogo.
O Atlético finaliza no Paraguai uma série de três jogos fora de casa, com várias viagens e pouco tempo para treinos e descanso.