Alianza Lima surpreendeu Libertad e venceu por 2 a 1 (Foto: NORBERTO DUARTE / AFP)


O Alianza Lima desbancou o favoritismo do Libertad e venceu por 2 a 1, nesta quinta-feira (20), em pleno Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela segunda rodada do Grupo G da Copa Libertadores - o mesmo do Atlético. Com isso, os peruanos alcançaram quatro pontos e igualaram a campanha do Athletico-PR, na primeira posição, ao passo que os paraguaios caíram para terceiro, com três. O Galo é o lanterna, com zero.



Grupo G da Copa Libertadores


  • Alianza Lima - 4 pontos (+1 gol de saldo)
  • Athletico-PR - 4 pontos (+1 gol de saldo)
  • Libertad - 3 pontos (0 gol de saldo)
  • Atlético - 0 ponto

Os dois gols do Alianza foram marcados no segundo tempo: Aldair Rodríguez, a 1 minuto, e Pablo Sabbag, aos 26. Além da eficácia ofensiva, o time visitante se portou bem na marcação e sustentou a pressão do adversário, que contabilizou 65% de posse de bola e só balançou a rede nos acréscimos, aos 49', em cobrança de pênalti de Óscar Cardozo (assista aos lances abaixo).

Dugout


O triunfo fora de casa marcou a quebra de jejum do Alianza na Libertadores. Até então, o último resultado favorável havia sido em 2012, quando bateu o Nacional, do Uruguai, por 1 a 0, em 13 de março. Nos 11 anos seguintes, os peruanos acumularam seis empates e 24 derrotas - incluindo o 0 a 0 na estreia em 2023, contra o Athletico-PR, em Lima.

O próximo confronto do Alianza na Libertadores é justamente com o Atlético, na quarta-feira, 3 de maio, às 21h30, em Belo Horizonte. Como iniciou o torneio perdendo para Libertad (1 a 0) e Athletico-PR (2 a 1), o Galo é obrigado a superar os peruanos para sair do zero no Grupo G e manter as chances de classificação às oitavas de final.




Os clubes focam agora nos campeonatos nacionais. Líder do Torneio Apertura do Peruano, com 24 pontos, o Alianza encara o Unión Comercio, neste domingo (23), em Moyobamba. Já o Atlético, que começou o Brasileirão com revés para o Vasco (2 a 1), visitará o Santos, também no domingo, às 16h, na Vila Belmiro.

Dugout