Cerca de 9 mil presentes acompanharam a inauguração oficial da Arena MRV, novo estádio do Atlético (Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D,A Press)

Novo estádio do Atlético, a Arena MRV foi inaugurada neste sábado, no evento 'Nascimento do Campo'. A casa do Galo recebeu cerca de 9 mil torcedores, além de jornalistas, autoridades e dirigentes. Confira, a seguir, todos os detalhes da festa alvinegra.



 
 
Show Player
 
 
 
A entrada dos atleticanos no estádio ocorreu de forma tranquila na maior parte do tempo. Entretanto, durante 30 minutos, a luz caiu, e o sistema das catracas ficou fora do ar. Com isso, algumas pessoas entraram sem apresentar ingresso ou documentação. 
 
 
 
 

A expectativa era enorme entre os torcedores. Ronier Pinheiro, 51, médico veterinário, destacou a emoção que sentiu ao entrar no estádio, além de projetar a primeira partida do Galo. 

"Acho que mais do que a estrutura é a emoção. Esperamos muito por isso, é mais do que um título. Um grande orgulho de todos os atleticanos é ser atleticano, o resto é só prêmio. Fico imaginando, daqui alguns dias, com os jogos começando, o que vai ser isso aqui. Isso é um templo que vai abrigar toda a massa”, disse.




início oficial do evento ocorreu às 10h30, com o hino nacional. Os atleticanos, no entanto, cantaram o hino do clube - como já é tradicional em partidas do time. 

Na sequência, houve interação do Galo Doido com o público, além de marcação das linhas do campo. Zé do Monte, ídolo do Atlético na década de 1940 e 1950, foi homenageado por meio de vídeos no telão. Antes do início dos discursos, um galo, nomeado de Bastião, foi solto no gramado. 
 
Show Player
 
 

Discursos de dirigentes e autoridades na Arena MRV


O discurso das autoridades começou por volta das 11h. O primeiro a falar foi o presidente do Atlético, Sérgio Coelho. Além dele, discursaram o vice-presidente, José Murilo Procópio, e os 4 R’s: Rafael Menin, Rubens Menin, Renato Salvador e Ricardo Guimarães. 




Ainda estiveram na Arena MRV neste sábado: Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte; Daniel Nepomuceno e Sérgio Sette Câmara, ex-presidentes do Atlético; Bruno Muzzi, CEO do Atlético e da Arena MRV; Bernardo Farkasvölgyi, arquiteto da Arena MRV.

Completam a lista: Gabriel Azevedo, presidente da Câmara dos Vereadores; Marília Carvalho de Melo, secretária estadual do meio ambiente; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF; Otto Alencar, senador; e Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF).

O que disseram os dirigentes?


  • Sérgio Coelho (Presidente do Atlético): "Depois de muita luta, de enfrentar céticos, críticos, opositores, e até uma pandemia, estamos aqui. Que alegria ver o sonho de milhões se tornar realidade. A Arena MRV não é simplesmente mais um estádio de futebol. É a mais moderna arena multiuso do Brasil e a mais tecnológica entre todos os estádios de futebol da América Latina. E o melhor, sendo o estádio de menor custo do Brasil, excluindo as contrapartidas (R$ 700 milhões de obra)."



  • Rafael Menin (Investidor do Atlético): "Bom, a ficha está caindo. Leva tempo, é um projeto que começou há 9 anos atrás. Eu diria que começou como um devaneio, quase que irresponsável, depois virou um sonho, e esse sonho virou realidade. A nossa casa, esse templo maravilhoso."

  • Bruno Muzzi (CEO do Atlético e da Arena MRV): "Sempre me perguntaram como eu me sentiria no dia da inauguração da Arena, e o sentimento que eu tenho é de pura gratidão, por todas essas conquistas, pelas amizades feitas, é um sonho realizado. É o sonho de todo atleticano, ter a nossa casa."

Ídolos do Atlético em campo


Após os discursos e uma foto com as autoridades, o jovem Juan Leonel cantou no palco da Arena. Na sequência, com apresentação do narrador Mário Henrique, o Caixa, os ídolos do Atlético entraram em campo. 

Os primeiros e únicos a falarem foram os ex-goleiros João Leite e Victor. Ambos ressaltaram a emoção de participar da inauguração e da sensação de pertencimento ao clube. 




"Uma emoção muito grande, comecei a jogar futebol aqui perto, nasci aqui perto. (...) Sinto que faço parte das famílias dos atleticanos, as pessoas me reconhecem. Para mim é uma alegria muito grande fazer parte deste clube e desta família", afirmou João Leite. 
 
 
Show Player
 
 

"É uma alegria, dá até vontade de voltar a jogar, pessoal. Muito bom fazer parte desta festa, nossa nova casa. Muita emoção poder pisar aqui neste gramado, no nosso novo salão de festas. Vamos fazer muita festa aqui, muitas conquistas, acho que esse momento coloca o Atlético em um novo patamar da história. Fico honrado de fazer parte desse momento", disse Victor. 

Em paralelo, houve a instalação das traves e dos gols. Foram chamados para o gramado Vavá e Ubaldo, ídolos do Atlético nas décadas de 1950 e 1960. Eles foram os primeiros a marcar, de forma simbólica, os primeiros gols da Arena MRV




Na sequência, diversos ex-jogadores identificados com o clube também foram chamados para o campo. Estiveram presentes os ex-zagueiros Luizinho e Leonardo Silva, o ex-lateral-esquerdo Paulo Roberto Prestes, o ex-meia Paulo Isidoro, além dos ex-atacantes Reinaldo, Marques, Éder Aleixo e Heleno.
 
 
Show Player
 
 

O fim da festa contou com shows de Aline Calixto, mineira e atleticana, e do grupo Sambô. Apesar de a realização das apresentações estar no cronograma da inauguração, muitas pessoas foram embora antes destas acontecerem.
 

Os próximos eventos de inauguração da Arena MRV


  • Sem data definida - Arrepia BH (inauguração do sistema de iluminação com efeitos cênicos)
  • Sem data definida - Lendas do Galo (jogo-exibição com os ídolos do Galo e show do cantor Zeca Pagodinho)
  • Sem data definida - Inauguração oficial (amistoso do Atlético contra uma equipe internacional)
  • Sem data definida - Sacode BH (shows de artistas como Ivete Sangalo, César Menotti e Fabiano e o grupo Jota Quest, além de uma atração internacional)