Com ânimos serenos após dias turbulentos, o Atlético vira a chave para a estreia na Copa do Brasil de 2023. Por ter se classificado à Copa Libertadores, o Galo entra diretamente na terceira fase. O oponente será o Brasil de Pelotas, às 21h30 desta quarta-feira (12/4), no Mineirão, em Belo Horizonte. A seguir, veja as prováveis escalações e saiba onde assistir ao jogo.
É hora de "mudar o disco". Com a permanência do técnico Eduardo Coudet assegurada pela diretoria, o Atlético estreia em um dos torneios que trata como prioridade para 2023, após campanha frustrada no ano passado com queda diante do Flamengo ainda nas oitavas de final.
Na terceira fase, o Brasil de Pelotas, da Série D do Campeonato Brasileiro, aparece como oponente. Apenas por participar desta etapa, o Galo já garantirá R$ 2,1 milhões em premiação. Em disputa entre Alvinegro e Xavante, além de uma vaga nas oitavas de final, estão outros R$ 3,3 milhões em recompensa.
A partida de volta está marcada para o dia 26 de abril (quarta-feira), às 19h30. O confronto decisivo será no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas.
Qual será a escalação do Atlético?
Ainda que encare a Copa do Brasil como uma de suas prioridades, o Atlético pode contar com uma formação - ao menos parcialmente - alternativa diante do Brasil de Pelotas.
Isso porque o clube mineiro vive uma dura maratona de jogos e tem orçamento bastante superior ao do adversário. De toda forma, a tendência é que Coudet escale os principais jogadores à disposição.
Isso porque o clube mineiro vive uma dura maratona de jogos e tem orçamento bastante superior ao do adversário. De toda forma, a tendência é que Coudet escale os principais jogadores à disposição.
Entre as opções para armar a equipe, o argentino ganha um reforço: o retorno do meia-atacante Hyoran, que passou uma semana no departamento médico em virtude de uma lesão muscular.
Por outro lado, a nova baixa é o atacante Eduardo Vargas, que sofreu um problema no joelho esquerdo e ficará de fora nos próximos jogos.
Por outro lado, a nova baixa é o atacante Eduardo Vargas, que sofreu um problema no joelho esquerdo e ficará de fora nos próximos jogos.
Além do chileno, os desfalques seguem os mesmos no departamento médico do Galo. São eles: o zagueiro Igor Rabello, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Allan e o atacante Alan Kardec.
Como chega o Brasil de Pelotas?
O Brasil de Pelotas tem um início de ano irregular. Foi eliminado precocemente no Campeonato Gaúcho, avançou no mata-mata nacional e empilha expulsões.
No Estadual, o time do interior do Rio Grande do Sul foi eliminado ainda na primeira fase. O "Xavante" terminou a competição em sétimo, com 13 pontos ganhos em 11 jogos. Apenas os quatro melhores avançaram à semifinal.
Os jogos contra os maiores clubes do estado foram duros e terminaram com derrotas por 1 a 0. Diante do Grêmio, aliás, o gol foi marcado nos minutos finais da partida por um astro mundial: o centroavante uruguaio Luis Suárez.
A equipe, rebaixada à Série D do Campeonato Brasileiro em 2022, tem campanha perfeita na Copa do Brasil. Na primeira fase, eliminou o Cordino ao vencer fora de casa por 2 a 0. Na segunda, superou a Ponte Preta, em casa, pelo mesmo placar.
Ao todo, o time gaúcho tem 13 partidas disputadas em 2023. São cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com dez gols marcados e oito sofridos.
Em meio ao desempenho irregular, chama a atenção a quantidade de expulsões. São impressionantes cinco advertências desse tipo na temporada - quatro cartões vermelhos diretos e um como resultado de dois amarelos.
Será apenas o segundo confronto na história entre Atlético e Brasil de Pelotas. No primeiro, os gaúchos levaram a melhor. Venceram por 2 a 1 no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1979.
Dentro de campo, o Xavante chega sem desfalques para enfrentar o Atlético. A única baixa dos últimos dias foi o lateral-esquerdo Rennan Siqueira, negociado com o Náutico.
Atlético x Brasil de Pelotas
Atlético
Everson; Saravia (Mariano), Jemerson, Mauricio Lemos e Dodô (Rubens); Otávio (Battaglia), Zaracho, Edenilson (Pedrinho) e Patrick; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
Brasil de Pelotas
Marcelo Pitol; Luis Gustavo, Rafael Dumas, João Marcus e Mário Henrique; Amaral, Guilherme Nunes, Patrick e Luiz Felipe; Márcio Jonatan e Da Silva
Técnico: Rogério Zimmermann
Motivo: jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Data e horário: 12/4/2023, às 21h30
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitra: Edina Alves Batista (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA-DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: Amazon Prime Video (plataforma de streaming) e tempo real do Superesportes