A ausência de Hulk foi determinante para a derrota do Atlético para o Libertad, na quinta-feira (6/4), no Mineirão, pela Copa Libertadores. Mas como é o aproveitamento geral do time em jogos sem a presença do artilheiro?
O Superesportes fez um levantamento com todas as partidas do Atlético desde o começo de 2022. Em 82 partidas do Alvinegro neste período, Hulk ficou de fora de 23.
Nestes jogos, o Galo teve 11 vitórias, oito empates e quatro derrotas. O desempenho ficou próximo daquele atingido quando o camisa 7 está em campo.
Com Hulk, o time venceu 32 partidas, empatou 16 e perdeu 11. Ou seja, sem o artilheiro, o Atlético teve 59,4%, similar aos 63,2% que teve com o atacante. (Veja os números completos ao fim da reportagem)
Ainda assim, vale ressaltar que Hulk foi poupado em jogos considerados mais 'tranquilos' no Campeonato Mineiro das duas temporadas. Por outro lado, o time tem tido maior dificuldade em 2023.
Neste ano, o Atlético ficou sem o seu principal destaque em três jogos e venceu apenas o Ipatinga, no Estadual. Já na Copa Libertadores empatou com o Carabobo no jogo de ida da segunda fase e foi derrotado pelo Libertad pela 1ª rodada da fase de grupos.
Os 50 maiores artilheiros da história do Atlético
Importância de Hulk para o Atlético
Desde que chegou ao Atlético, Hulk assumiu a condição de artilheiro da equipe. Após marcar 65 gols nas duas temporadas passadas, o camisa 7 começou 2023 no mesmo ritmo, com 11 bolas nas redes em 13 jogos.
Suspenso contra o Libertad, o atacante fez muita falta ao time comandado por Eduardo Coudet. O Galo criou poucas oportunidades e fez uma partida burocrática no Mineirão.
Após o revés, o goleiro Everson comentou a ausência de Hulk. Ele acredita que seja normal o time sentir a falta do atacante, mas pediu trabalho para manter o nível mesmo sem o artilheiro.
"O futebol é coletivo, mas você depende de jogadores e jogadas individuais. O jogador do nível, quilate do Hulk, vai fazer falta para qualquer equipe do Brasil e da América do Sul. Isso é um fato", iniciou.
"É um jogador que tem muito poder de decisão, pode decidir do primeiro momento ao último. Cabe a nós trabalhar, temos um elenco qualificado, para que, com a ausência do Hulk, possamos manter o nível de jogo", completou o goleiro.
"É um jogador que tem muito poder de decisão, pode decidir do primeiro momento ao último. Cabe a nós trabalhar, temos um elenco qualificado, para que, com a ausência do Hulk, possamos manter o nível de jogo", completou o goleiro.
A boa notícia para o Atlético é que Hulk estará de volta na final do Campeonato Mineiro, contra o América, no domingo, às 16h30, no Mineirão. O Galo pode perder por um gol de diferença que ainda fica com a taça.
Atlético com Hulk*
59 jogos, 32 vitórias, 16 empates, 11 derrotas. 93 gols feitos
Aproveitamento: 63,2%
Média de gols: 1,57
Atlético sem Hulk*
23 jogos, 11 vitórias, 8 empates, 4 derrotas. 28 gols feitos
Aproveitamento: 59,4%
Média de gols: 1,21
*Números desde o início de 2022