No Estadual, o time do interior do Rio Grande do Sul foi eliminado ainda na primeira fase. O Brasil terminou a competição em sétimo, com 13 pontos ganhos em 11 jogos. Apenas os quatro melhores avançaram à semifinal.
Os jogos contra os maiores clubes do estado foram duros e terminaram com derrotas por 1 a 0. Diante do Grêmio, aliás, o gol foi marcado nos minutos finais da partida por um astro mundial: o centroavante uruguaio Luis Suárez.
Na Copa do Brasil
A equipe, rebaixada à Série D do Campeonato Brasileiro em 2022, tem campanha perfeita na Copa do Brasil. Na primeira fase, eliminou o Cordino ao vencer fora de casa por 2 a 0. Na segunda, superou a Ponte Preta, em casa, pelo mesmo placar.
Agora, terá o maior desafio: enfrentar o poderoso Atlético na terceira fase. A partida de ida será em Belo Horizonte, enquanto a volta vai ser disputada no Rio Grande do Sul.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não marcou datas e horários dos confrontos. Pelo calendário, os jogos serão nas semanas dos dias 12 (ida) e 26 (volta) de abril.
Expulsões do Brasil de Pelotas
Ao todo, a equipe gaúcha tem 13 partidas disputadas em 2023. São cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com dez gols marcados e oito sofridos.
Em meio ao desempenho irregular, chama a atenção a quantidade de expulsões. São impressionantes cinco advertências desse tipo na temporada - quatro cartões vermelhos diretos e um como resultado de dois amarelos.
Histórico de Atlético x Brasil de Pelotas
Será apenas o segundo confronto na história entre Atlético e Brasil de Pelotas. No primeiro, os gaúchos levaram a melhor.
Venceram por 2 a 1 no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1979.