Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) falou nesta terça-feira sobre da atual gestão da capital mineira com o Atlético, que deve contrapartidas à cidade devido ao projeto da Arena MRV.
Fotos atualizadas da Arena MRV (24/2)
Em entrevista ao Estado de Minas, Fuad disse que não há nenhuma pendência do Galo com a Prefeitura de BH, mas ressaltou que o clube deve realizar as obras previstas no contrato de seu novo estádio.
"Não tem nenhuma pendência do Atlético com a prefeitura. Está tudo resolvido. As obras da Arena estão um pouco atrasadas, mas não é por conta da prefeitura. Nenhum obstáculo. Eles têm uma série de obras estabelecidas como contrapartidas. Vamos conversar sobre todas elas. A primeira coisa que precisamos fazer é o seguinte: as obras para acesso ao campo têm de estar prontas antes de o campo ser inaugurado. É uma responsabilidade deles, que estão de pleno acordo com isso. Para as outras obras, não há muita pressa. Tem de plantar 46 mil árvores, mas em vez de plantar em um ano, planta-se em dez. Não tem importância", pontuou o prefeito belo-horizontino.
O plantio de árvores é uma medida uma condicionante estabelecida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) para liberar a realização da Arena MRV.
Para liberar a obra, a Prefeitura de Belo Horizonte exigiu que 46 mil mudas fossem plantadas ao longo de uma década - uma para cada assento do estádio. O Galo fará, portanto, o plantio de 4,6 mil árvores por ano, de acordo com o planejamento estabelecido e iniciado em novembro de 2021.
A administração da Arena MRV também se comprometeu a ser responsável pela manutenção de cada árvore por três anos contados a partir do plantio.
"Tenho reuniões permanentes, com Bruno (Muzzi), CEO da Arena (e do Atlético), com o presidente Sérgio Coelho e os membros do Conselho, os 4R's' (Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador). Ao menos dois têm ido. A prefeitura está absolutamente de acordo em fazer as coisas que resolvam o problema da Arena sem criar nenhum tipo de constrangimento, desde que isso não afete a lei ou algum regulamento que eu tenha de romper - porque não vou fazer isso - e não tem", ressaltou.
"Se eles quiserem recorrer de alguma coisa e isso for ao Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), que aprovou, e o Compur eventualmente mudar, não é problema da prefeitura. Não temos nenhum problema com o Atlético - e, se o campo fosse do Cruzeiro, não teríamos nenhum problema. Já recebemos o Cruzeiro várias vezes para encontrar soluções a problemas que apresentaram", disse.
Fuad Noman finalizou com elogios ao América. Segundo o prefeito de BH, o Coelho é o clube mais 'arrumadinho' nessa parte, mas que se for preciso, receberá Marcus Salum (presidente da SAF alviverde) 'com prazer'. "A prefeitura é de todos. Não é do prefeito; é da cidade, da população. Todo mundo precisa da atenção do prefeito", ponderou.