Comentarista de arbitragem do Premiere, Fernanda Colombo, ex-árbitra, afirmou na transmissão de Athletic 1 x 0 Atlético que os dois pênaltis da partida deste domingo (12/3) foram mal marcados. A partida ocorreu no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
Aos 49 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Réver interceptou um cruzamento, mas a bola bateu no braço direito. O árbitro Ronei Cândido Alves não marcou pênalti, mas após ser chamado por Vinícius Gomes do Amaral, árbitro de vídeo, e checar o lance, assinalou a penalidade.
"Para mim, não houve a penalidade. Primeiro, porque Dandan: para mim o Réver toma cuidado o tempo inteiro. Quando ele vai para a bola, a gente está vendo aí, quando ele corre, ele coloca os braços para trás, e é claro que quando ele faz o movimento é normal que o braço afaste levemente do corpo", iniciou Colombo.
"Não vejo uma ação deliberada e, por isso, para mim, não houve a penalidade. Para mim, ele não teve a intenção de colocar a mão na bola, e por isso não daria esse pênalti, Dandan", completou.
O atacante Jonathan converteu a penalidade e deu números. Já aos 32 minutos do segundo tempo, o lateral-direito Douglas Pelé tentou cortar um lançamento, mas a bola pegou na coxa esquerda e no braço esquerdo.
Athletic x Atlético: fotos da ida da semi do Mineiro
Ronei Cândido Alves marcou a penalidade, e a comentarista discordou - sem emitir comentários. O atacante atleticano Hulk, contudo, desperdiçou a cobrança ao chutar a bola na trave.
O jogo de volta da semifinal será realizado no sábado (18), às 16h30, com mando do Atlético, no Independência, em Belo Horizonte.
O Galo tem uma vantagem na semifinal por conta da campanha na fase de grupos. Caso haja empate no saldo de gols ao fim do confronto, o Atlético avança à final. O vencedor desta semi duela com América ou Cruzeiro na decisão do Mineiro.
O Athletic terá toda a semana para trabalhar visando ao duelo com o Galo. O Atlético, contudo, recebe, na quarta-feira (15), às 21h30, o Millonarios-COL, pela volta da terceira e última fase eliminatória da Copa Libertadores, no Mineirão, em BH.