A previsão inicial do Atlético era inaugurar a Arena MRV no fim de 2020, mas já estamos em 2023 e as obras ainda não acabaram. Por que atrasou tanto?

São vários os motivos que explicam a demora. Houve mudanças no projeto, aumento na capacidade da arena, encarecimento de materiais, além da demora para conseguir a liberação dos órgãos públicos para iniciar uma obra numa Área de Preservação Permanente.





Para se ter uma ideia, a construção - aprovada pelo Conselho Deliberativo alvinegro em setembro de 2017 - só foi começar em abril de 2020.

E esse processo também atrasou. De lá para cá, a pandemia de COVID-19 e as chuvas que caíram em Belo Horizonte foram empecilho para a obra.

A projeção inicial era de que a construção durasse no máximo dois anos e meio. Já são quase três anos.

O Superesportes visitou a arena há duas semanas. O estádio em si já ficou quase todo pronto. Na ocasião, a construção estava 98% concretizada (veja no vídeo abaixo).





Atualmente, o que retarda a inauguração são as pendências nas obras de trânsito. O Atlético atrasou muito a entrega das construções viárias exigidas pela Prefeitura de BH para liberar eventos no local. À época da presença da reportagem, apenas 40% desse processo estava pronto.

Por isso, o clube optou por adiar as cinco datas do BH Festival, festa criada para celebrar a inauguração da arena. A programação tem shows, eventos simbólicos, jogos de ídolos e uma partida contra um adversário internacional.

A ideia era que o evento ocorresse entre março e maio, mas a previsão deu errado. E aqui vão os principais motivos: 

  1. Atraso nas obras de trânsito
  2. O Atlético não conseguiu acertar um show internacional na data desejada
  3. O clube também não chegou a um acordo com um time estrangeiro para o amistoso de inauguração

As novas datas do BH Festival devem ser anunciadas em 25 de março, num evento-teste na arena para comemorar o aniversário de 115 anos do Atlético.




Mas a previsão atual é que o primeiro jogo oficial no estádio seja só em agosto. Até lá, o jeito é esperar.